quarta-feira, agosto 15, 2012

Tatuagem: dicas para antes e depois















A tatuagem, ou dermopigmentação, é uma das formas de modificação do corpo mais conhecidas e cultuadas do mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, um procedimento na maioria das vezes irreversível (embora dependendo do caso, mesmo as técnicas de remoção atuais possam deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele).

Aqui vão algumas dicas caso você esteja pensando em fazer sua primeira tatuagem:

- A principal dica é se você tem certeza se realmente quer fazer a tatuagem. Lembre-se, ela é definitiva. Dependendo da área profissional em que você atue procure alguma região que fique mais escondida no seu uniforme diario para evitar prejuízos profissionais.

- Quando menos cores utilizadas e quanto menor o tamanho, mais fácil sua remoção em caso de arrependimento.

- Tenha certeza do desenho que quer fazer. Evite nomes de namoradas(os), pois você pode terminar e lembrar dela(e) toda vez que olhar para a tattoo.

- Pesquise o significado de tudo o que você vai tatuar, para não correr o risco de ser mal interpretado. A atenção deve ser dobrada quando o desenho escolhido for uma escrita em língua pouco convencional.

- Escolha um lugar de confiança para fazer a tatuagem. Pergunte a amigos que já fizeram, procure por referências sobre o trabalho do tatuador e veja se o perfil dele bate com o tipo de desenho que você quer fazer.

- Certifique-se que o local onde vai fazer a tatuagem tenha um nível bom de biossegurança.

O estúdio tem uma autoclave?

Esteriliza os materiais? Isso é algo extremamente importante, já que simplesmente lavar um instrumento fará com que ele fique apenas limpo. A esterilização acaba com qualquer vida microbiológica do material, tornando totalmente seguro o seu uso.

Os materiais usados são descartáveis? O uso de luvas descartáveis é muito importante, afinal o profissional irá entrar em contato com o seu sangue. As luvas descartáveis são mais um cuidado para se evitar uma contaminação.

O tatuador possui certificados? Os certificados são uma garantia de que o tatuador realizou cursos na área e, portanto, você não estará confiando a sua pele e sua saúde a um amador.

 O estúdio possui licença de funcionamento? Um estúdio de qualidade possui todos os documentos necessários para funcionar. As prefeituras costumam realizar inspeções antes de conceder a licença, portanto, essa é mais uma garantia de estar em um estúdio confiável.

O tatuador é vacinado contra hepatite B? A hepatite B é uma doença transmitida através de contato com sangue ou secreções contaminados. Muitas cidades já estão criando leis que tornam a vacina obrigatória para tatuadores e manicures.

Pomada, tinta e outros itens que sobram após uma tatuagem são reutilizados? Um bom tatuador jamais deve reutilizar materiais que sobraram de uma tatuagem em outra. Tudo deve ser novo para evitar contaminações.

Uma agulha é usada uma única vez? É imprescindível que você veja a agulha que será usada na sua tatuagem saindo da embalagem, para ter certeza de que ela está esterilizada e não irá te contaminar.

O profissional destrói e descarta as agulhas após o término da tatuagem? Assim como é importante ver que a agulha é nova, verifique se a usada em você será descartada. Afinal, devemos nos atentar a todas as atitudes do tatuador para saber se ele é realmente responsável.

O tatuador possui um portfólio com os trabalhos que já fez? Um bom tatuador mantém sempre a mão pastas com fotos dos outros trabalhos que fez. Analise as tatuagens quanto a cor, beleza dos desenhos, etc.

Seja crítico ao observar cada imagem, afinal ele irá criar um desenho permanente na sua pele.

- Muitas vezes, o barato sai caro. Não confie em lugares com preços muito baixos, mas também não fique à mercê de exploradores, que vão cobrar muito para fazer um serviço simples. O ideal é pesquisar e descobrir um preço acessível, mas um com bom atendimento.

Os cuidados no pós:

O primeiro passo após fazer uma tatuagem é um curativo especial. Ele consiste em uma pomada altamente cicatrizante que deve ser aplicada no local junto com uma película protetora (filme de PVC).  O curativo  especial deve ser trocado três vezes ao dia durante uma semana. Isso faz com que o processo de cicatrização seja mais rápido, ao passo que ajuda a cor se fixar melhor – evitando assim a indesejada formação de cascas, o fator que faz o desenho desbotar. Mesmo após esta primeira etapa, a pomada ainda deve ser utilizada por durante duas semanas, pois assim a durabilidade será maior

A limpeza também é um importante aspecto nos cuidados pós-tatuagem. Faça-a suavemente com apenas água corrente ou água e sabão neutro, massageando o local suavemente. Não utilize esponjas, buchas e muito menos produtos químicos.

- Evite a exposição aos raios solares. Quanto mais recente a tatuagem, mais ela perderá seus aspectos. Os raios provocam uma reação infamatória, fazendo com que seu desenho perca a nitidez ou fique borrado;

- Saunas, piscinas e banhos de mar não devem ser feitos no primeiro mês para que a pele não fique desidratada ou contaminada devido às águas impróprias para banho.

É importante destacar que o resultado final leva algum tempo ate que ele se estabeleça, as cores demoram um pouco ate se fixarem corretamente na pele. Em alguns casos é necessário retocar a tatuagem para corrigir algumas falhas.

Fontes: Wikipedia - Club Alfa - Mundo das Tatuagens





Nenhum comentário: