segunda-feira, julho 12, 2010

Como tratar manchas no rosto















Ter uma pele uniforme, sem sinais ou manchas é o desejo da maioria das pessoas que procuram um dermatologista. As manchas costumam ser uma das principais queixas de pacientes de todas as idades, e os tratamentos são os mais variados.

Para poder indicar o melhor tratamento, é preciso saber qual a causa, o tipo e a profundidade da mancha. Vários fatores podem desencadear uma maior pigmentação na pele, sendo a exposição solar a maior e mais importante causa. Medicamentos, cremes, hormônios, traumatismos também podem levar ao aparecimento de manchas.

Os tratamento mais simples, com o uso cremes que contenham substâncias despigmentantes são a primeira escolha na maioria das vezes. Os princípios ativos mais comuns são a hidroquinona, arbutin, ácido retinóico e ácido glicólico. Estes dermocosméticos devem ser utilizados à noite e durante o dia é imprescindível o uso de filtros solares. Para manchas mais superficiais ou de pequena extensão geralmente são suficientes.

Já para manchas mais profundas, ou que não respondem ao tratamento doméstico, existem opções mais agressivas, como os peelings. Este tratamento consiste em retirar as camad
as mais superficias ou profundas da pele, dependendo do tipo. Os peelings podem ser químicos, com a utilização de ácidos; e físicos como os lasers, a luz pulsada e a microdermoabrasão (que é o lixamento da pele por meio de jatos de cristais ou uma pequena broca diamantada)

Para cada tipo de mancha existe uma indicação de uma ou outra técnica. Quando mais profunda a mancha, mais agressivo deve ser o tratamento, porém há maiores riscos de repigmentação ou mesmo o aparecimento de novas manchas.

Uma opção bastante interessante chama-se Cosmelan. Trata-se de um peeling espanhol, que tem a vantagem de agir como um peeling superficial, porém com resultados de um peeling mais profundo. É um tratamento seguro, altamente eficaz, com resultados bastante rápidos e com uma ótima manutenção, portanto a chance das manchas voltarem são bastante pequenas. O paciente se submete a aplicação em consultório de uma máscara contendo vários princípios ativos. Ele vai para a casa com esta máscara e fica de
4 a 12 horas. Junto ele leva um creme para ser utilizado por 14 dias, pela manhã e à noite. Ao término destas duas semanas já é esperado uma redução de 70 a 90% das manchas. Uma nova sessão do peeling é feita, desta vez somente nas manchas residuais, e a partir daí já entra em fase de manutenção, com o uso do creme doméstico à noite e filtro solar durante o dia.

Antes de iniciar qualquer tratamento para clareamento de pele, é preciso passar por consulta médica, para que o dermatologista consiga determinar o tipo de mancha, qual o melhor método, e passar um filtro solar adequado para cada tipo de pele. Nunca utilize produtos sem indicação, sob o risco de piorar ou aumentar as manchas já existentes.



5 comentários:

josi disse...

Boa noite dr. gostaria de saber qual é o valor do tratamento.
É possivel comprar as produtos e fazer o tratamento em outro estado?
eu tenho manchas e nada resolve, gostaria de fazer esse tratamento mas, moro no rio grande do sul, podes me ajudar vendendo o produto?

Neo Clínica de Estética disse...

Olá Josi, como existe o peeling (Cosmelan 1) é preciso ser aplicado por médico. O Cosmelan 2 pode ser comprado direto de algum fornecedor. Como nós não comercializamos o produto, favor encaminhar um e-mail de contato para que possamos te esclarecer as dúvidas e indicar um profissional e fornecedorna sua região. Nosso e-mail é contato@neoestetica.med.br
Att

su disse...

caros,

gostaria, se possível, de indicação de dermatologistas que trabalham com o tratamento/cosmelan em são paulo capital.
obrigada,
susana

Neo Clínica de Estética disse...

Ola Su, passe seu contato por e-mail contato@neoestetica.med.br que podemos indicar, ok?

Importderm disse...

Olá,

Permitam-nos nos apresentar. Nossa empresa Importderm é a única que possui registro do Cosmelan na Anvisa. Entregamos em todo o país via sedex. Nossos contatos estão em nosso site www.importderm.com.br

MS/Anvisa Cosmelan1: 2.4925.0031
MS/Anvisa Cosmelan2: 2.4925.0033

Obrigado.