segunda-feira, agosto 06, 2012

Cosméticos orgânicos hidratam mais
















O que faz de um cosmético um produto orgânico? Segundo o cosmetologista Maurício Pupo, não existe uma linguagem mundial para dizer quem é orgânico. Mas o que faz os orgânicos serem diferentes dos cosméticos convencionais é uma porcentagem variada de ingredientes certificados, dependendo do selo.

Eles não possuem matéria-prima sintética, derivados de petróleo (como silicone e óleos minerais), não são testados em animais e são livres de agrotóxicos. Segundo os fabricantes, também agridem menos a natureza.

Um hidratante corporal orgânico, por exemplo, tende a ter uma qualidade superior à de um tradicional. Ele possui óleos essenciais, que são mais eficientes, estimulando a cicatrização e a produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente.

Já produtos capilares orgânicos podem causar frustração. Sem o silicone, os condicionadores não deixam os cabelos tão bonitos como os produtos tradicionais, não dão o brilho desejado, não fazem espuma e não tiram toda a sujeira dos fios.

O preço também é mais alto. Um xampu de 200 ml pode sair por R$ 40. O motivo está nas restrições impostas na produção. A proliferação de pragas dificulta o aproveitamento das matérias-primas, o campo de plantio deve estar 15 anos livre de agrotóxicos ou adubos químicos e a fábrica deve ser totalmente higienizada de produtos não-orgânicos.

Por Jessica Moraes para Vila Batom

Nenhum comentário: