terça-feira, agosto 23, 2011

Cuidados após o laser fracionado



Você finalmente decidiu fazer uma sessão de laser fracionado, mas aí surgem algumas dúvidas? Como ficará sua pele, quanto tempo ela levará para cicatrizar, quais os cuidados nos primeiros dias?

Primeiro é importante saber o que são os laseres fracionados ablativos. Resumindo: fracionado porque ele vai atingir sua pele em pequenos pontos, como se fosse uma “peneira” e ablativo porque ele vai fazer lesões nestes pontos, que irão passar por todo o processo de cicatrização.

Independente do tipo de laser fracionado ablativo que você faça (CO2, Pixel, Fraxel), os cuidados no pré e pós são importantíssimos tanto para evitar efeitos colaterais quanto para um resultado melhor.

Antes da sessão é interessante usar um creme à base de ácido retinóico ou glicólico por pelo menos 2 semanas. Este preparo diminui a espessura da epiderme, facilitando e uniformizando a penetração do laser, além destes ácidos acelerarem a renovação celular. Informe seu médico se você já teve herpes labial, e se for necessário, faça profilaxia com antiviral. Alguns nutricosméticos à base de antioxidantes, cicatrizantes, antiglicantes e fotoprotetores podem ser interessantes para melhorar o resultado e diminuir os possíveis efeitos colaterais.

Durante a sessão, o uso de resfriadores de pele a ar, além de diminuir a sensação de queimação causada pelo laser, faz com que haja menos inchaço e previne as hipercromias e também acelera a regeneração da pele.

Como em cada ponto onde o laser atua a epiderme será lesionada existe uma “porta” para perda de água, o mais importante no processo de recuperação é a hidratação. Os hidratantes aplicados sobre a pele formarão um filme que servirá como barreira contra a perda de água. Se eles contiverem ativos antiinflamatórios, cicatrizantes e regeneradores, tanto melhor. Mas tenha o cuidado de usar um prescrito pelo seu médico porque alguns hidratantes comuns podem arder quando aplicados sobre uma pele lesionada. Existem alguns cremes e princípios ativos específicos para isto, tanto em cremes prontos quanto manipulados. O uso de antibióticos em pomadas vai depender da conduta de cada profissional.

Nos primeiros dias após a sessão do laser é comum a pele inchar, principalmente na área dos olhos. Compressas geladas logo após o procedimento vão aliviar a ardência e prevenir o inchaço. Melhor ainda são as águas termais em spray, que deixadas sob refrigeração funcionam muito bem com este propósito sem necessidade de contato direto com a pele.

Também é fundamental a proteção solar. Como o laser irá fazer um peeling, sua pele ficará menos protegida naturalmente durante a recuperação. Opte por filtros físicos nos primeiros dias também para evitar ardência na pele. Filtros físicos não são absorvidos, tendo como finalidade refletir os raios UV que incidem na pele por isso são menos irritativos

Após 48h já é possível realizar sessões de microcorrentes (aparelho que estimula a regeneração da derme) que irão hidratar, diminuir a sensação de repuxamento e acelerar a eliminação das crostas. As microcorrentes podem ser feitas diariamente e realmente fazem uma diferença considerável na recuperação da inicial da pele, chegando a diminuir pela metade o tempo de eliminação das crostas.


Nenhum comentário: