quarta-feira, agosto 15, 2012

Dicas para acabar com o chulé












Você sabia que a principal causa do cheiro desagradável nos pés – cheiro mais conhecido como chulé – é a umidade excessiva na região? A umidade pode ser causada tanto pelo suor  em excesso, associado ao tipo de meia e calçado utilizado, quanto pelo descuido na hora de secar os pés após o banho, favorecendo a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pela eliminação dos odores.
O chulé pode acometer pessoas de todas as idades e sexos, mas é mais frequente entre o sexo masculino, já que por causa do hormônio testosterona os homens  produzem mais suor e possuem o hábito mais frequente de usar sapatos fechados e meias. A incidência do chulé em mulheres é menor pelo hábito do uso de sandálias que deixam ventilar os pés, e muitas vezes pelo cuidado semanal que é realizado em pedicures.

Causas e soluções para o chulé

Sabemos do prejuízo social que este cheiro desagradável pode causar, não é mesmo? Estando entre amigos, com a namorada, na hora de experimentar um sapato, é bom para todos que o chulé não esteja presente;

Selecionamos 8 passos básicos para acabar com o chulé para sempre:

É preciso lavar os pés todos os dias com água e sabonete para a retirada do suor e do mau-cheiro anterior. Um ótimo aliado na hora da lavagem é a bucha vegetal que ajuda a eliminar possíveis resíduos de pele morta (as bactérias adoram estes resíduos!).

Mas não basta somente lavar os pés e esquecer-se de secá-los. É necessário o uso de uma toalha para secar os pés, os dedos, e entre cada dedo. Secar os pés com cuidado ajuda inclusive a prevenir frieiras e micoses.

Nunca use sapatos ou tênis sem meias! O suor produzido não será absorvido pelo sapato, fazendo com que apareça a sensação de que o pé está quente e molhado. Após a retirada dos sapatos você se livrará da sensação tátil, mas não da olfativa!

As meias devem ser trocadas todos os dias, e de preferência ser de algodão, pois absorvem melhor o suor e deixam o pé respirar, ao contrário das meias sintéticas que retém toda a umidade e calor, deixando os pés quentes e sufocados!

Se você tiver uma variedade maior de sapatos, o ideal é que seu uso seja alternado. Deixe o sapato do dia anterior “descansando”, de preferência ao sol, pois ele ajuda a secar a umidade e a eliminar o mau cheiro impregnado.
Usar tênis e sapatos somente quando necessário. Não faz sentido usá-los dentro de casa, ou permanecer com eles após chegar do trabalho. Dê folga aos pés e opte por um chinelo confortável!

Ao menos uma vez por semana faça uma esfoliação nos pés, ela complementa a lavagem e a eliminação das células mortas adoradas pelos fungos e bactérias.

Você pode também optar por utilizar aqueles talcos próprios para os pés. Eles ajudam na absorção da umidade, e algumas substâncias anti-sépticas auxiliam na eliminação das bactérias.

Fonte: Beleza Masculina

Nenhum comentário: