segunda-feira, agosto 06, 2012

Novas regras para filtros solares












A Anvisa lançou no começo de junho nova legislação sobre filtros solares para garantir uma maior proteção da pele dos usuários, assim como maiores informações na hora da compra de protetores.

Uma das principais mudanças é que o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS) vai aumentar de 2 para 6; e a proteção contra os raios UVA terá que ser de no mínimo 1/3 do valor do FPS declarado. O FPS mede a proteção contra os raios UVB (responsável pelas queimaduras), já o FPUVA mede a proteção contra os raios UVA (maior responsável pelas manchas e câncer). As metodologias de determinação do FPS e FPUVA seguem os modelos americano e principalmente o europeu (até então não havia um modelo definido e cada empresa adotava de acordo com sua conveniência)

Os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor também foram aumentados. Pela norma, alegações como resistência à água, terão que ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento. Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões "Resistente à água", " Muito Resistente à água", "Resistente à Água/suor" ou "Resistente à Água/transpiração", desde que comprovem essa característica.

O rótulo dos protetores solares terão mudanças ainda em suas informações obrigatórias. A orientação sobre a necessidade de reaplicação será obrigatória para todos os produtos, mesmo aqueles mais resistentes à água. Além disso, é proibida qualquer alegação de 100% de proteção contra as radiações solares, o termo bloqueador solar ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.

O prazo de adequações dos fabricantes à norma é de dois anos. A nova regra segue os novos parâmetros para protetores solares adotados em todo o Mercosul.

Baseado em texto de Pfarma.com

Nenhum comentário: