sexta-feira, junho 29, 2012

Cuidados básicos com a pele












Sua pele é sua armadura, seu escudo contra as intempéries. Mas, quando foi a última vez que você realmente cuidou de sua pele? Durante toda a vida, fatores genéticos e ambientais prejudicam a pele. Nunca é cedo ou tarde demais para cuidar dela. Na verdade, o cuidado e a proteção da pele deveriam ser parte integrante de seu programa de saúde, preparo físico e beleza. Se cuidar de sua pele, ela cuidará de você. Se você segue uma rotina aborrecida de cuidado da pele ou está apenas procurando aprender um pouco mais sobre o assunto, leia um pouco mais sobre este importante passo em suas atividades diárias.

O básico dos cuidados da pele 
A primeira coisa a fazer para cuidar de sua pele é evitar os danos. O sol, o vento, os poluentes ou simplesmente a idade podem prejudicar sua pele. As queixas mais comuns são: pele ressecada, coceiras, rugas, flacidez, mudança de cor e manchas da idade. Há algumas providências que você pode tomar para manter sua pele saudável e com boa aparência.

Os exercícios, o descanso e uma boa nutrição constituem a base para uma pele bonita e saudável por dentro e por fora. Uma dieta apropriada ajuda não só na saúde geral como também permite que sua pele receba todas as vitaminas, sais minerais e nutrientes necessários para manter e restaurar as células. Outra boa maneira de manter sua pele saudável é beber água purificada. A água ajuda a hidratar a pele e movimenta os resíduos e nutrientes em todo o seu organismo. Uma boa dica é misturar uma colher das de sopa ou uma xícara de vinagre orgânico de maçã à água que você bebe.

O jeito mais importante de proteger sua pele é protegê-la dos danos causados pelos raios ultra-violetas. Os raios UV danificam a pele e podem dar origem a rugas, envelhecimento precoce, manchas de idade e câncer. Tome todas as precauções para evitar a exposição aos raios solares. Use um filtro solar natural ou um hidratante (com FPS 15, pelo menos) todos os dias. Mas, a pele precisa de luz solar: 10-15 minutos por dia de exposição direta.

O ressecamento da pele é algo comum, especialmente com a idade. A pele mais velha tem menos glândulas sudoríparas e oleosas do que a pele mais jovem. A pele seca pode ter como causa banhos muito freqüentes, certos cosméticos ou medicamentos. Mas, qualquer que seja a causa, existem formas de aliviar a coceira associada com o ressecamento. Evite o uso de sabonetes agressivos ao banhar-se. Uma esponja com água morna pode ajudar a limpar e revitalizar a pele sem retirar seus umectantes. Ao usar sabonete, produtos suaves, que não contenham corantes, parabeno ou perfumes.

Depois do banho, use uma loção hidratante, concentrando-se nas áreas mais secas. Um bom hidratante é uma das bases do bom cuidado com a pele. Hidrate a pele durante o dia, para mantê-la saudável. As mãos e o rosto são especialmente suscetíveis de danos e precisam de hidratação várias vezes ao dia.

Rotina de cuidados da pele
Para ser eficaz, uma rotina de cuidados da pele não precisa ser muito elaborada. Contudo, você deve desenvolver uma rotina para esses cuidados baseada em seu tipo de pele, suas atividades diárias e necessidades nutricionais para ter certeza de proporcionar a sua pele o melhor cuidado possível. Um regime diário de cuidados da pele vai ajudá-la a avaliar com mais precisão qualquer anormalidade cutânea. Abaixo está uma rotina simples que pode ser adaptada a suas necessidades:

Limpar: Lave a pele completamente todos os dias, removendo as impurezas, resíduos, poluentes e suor acumulados. Se sua pele for seca ou sensível, use somente água morna e um creme/loção de limpeza a cada certo número de dias. Se tiver pele normal ou oleosa, use um creme/loção de limpeza suave diariamente. Escove os dentes antes de lavar o rosto, pois os resíduos do creme dental podem irritar a pele sensível do rosto.

Hidratar: Exceto se sua pele for oleosa, use um hidratante todos os dias para manter a umidade e a saúde da pele. Sua pele precisa ser hidratada durante todo o ano, uma vez que a calefação, no inverno, e o sol, no verão, podem igualmente danificá-la.

Proteger: Use filtro solar quando possível, independentemente de você planejar passar muito tempo ao sol ou não. Os raios solares são danosos. Se você se habituar ao uso diário de filtro solar, estará sempre protegida. Os raios solares mais benéficos são os do início da manhã e final de tarde.

Produtos de cuidados da pele 
Há vários tipos de produtos para cuidados da pele que podem ser incluídos em sua rotina diária. São cremes ou loções de limpeza, filtros solares, hidratantes, esfoliantes, tonificantes, retinóides, suplementos de ervas e nutrientes e cosméticos.

Fonte: Dr. Edward Group - Palmolive

Nenhum comentário: