quinta-feira, abril 05, 2012

Benefícios da ingestão de peixes












O peixe é uma adição maravilhosa a qualquer dieta saudável. Geralmente o teor de gordura é baixo (muitos tipos fornecem 20% ou menos de calorias da gordura), fazendo dele uma ótima opção de proteína. A gordura que contém parece ser uma promessa de cura e prevenção de doenças.

Comer peixe no lugar de carne vermelha ou de ave geralmente significa menos gordura total, mas isso quase sempre quer dizer menos gordura saturada.

Isso é importante quando se trata da saúde do seu coração e dos vasos sanguíneos. Ironicamente, os peixes gordos são melhores do que os peixes magros por conterem mais ácidos graxos ômega 3.

Os dois ácidos graxos ômega 3, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) são extremamente bons para o seu coração. O EPA reduz as atividades das plaquetas sanguíneas, evitando os coágulos de sangue que podem levar a um infarto ou a um derrame. Eles também reduzem os níveis dos triglicerídeos (ver Doenças do Coração e Derrame para discussão sobre a importância dos triglicerídeos). O DHA ajuda a evitar os batimentos cardíacos irregulares (arritmias), estabilizando a atividade elétrica no coração.

Um estudo ligou os ácidos ômega 3 à diminuição do risco de infarto. Outro estudo descobriu que pessoas de mais idade que comem uma porção de peixe gordo por semana têm 44% menos chance de sofrer um infarto. Pesquisas recentes confirmam os benefícios advindos da ingestão de peixe, tanto para homens como para mulheres. 

Para a pele, o ômega 3 retarda o envelhecimento precoce, previne as rugas e ainda desempenha um papel de extrema importância na regulação da função celular e mantém a flexibilidade, a elasticidade da pele, diminuindo também os efeitos negativos dos raios UV.

A pesquisa feita com 22 mil homens pelo Physician's Health Study (Estudo da Saúde dos Médicos Americanos), por exemplo, descobriu que aqueles com os maiores níveis de ômega-3 no sangue tinham menor risco de morte súbita. E a pesquisa conduzida pelo Nurse's Health Study (Estudo da Saúde de Enfermeiras Americanas), realizado com 85 mil mulheres, descobriu que duas a quatro porções de peixe por semana reduziu em 1/3 o risco de doenças do coração. Mesmo aquelas que consomem peixe apenas de uma a três vezes por mês apresentaram benefícios. Como resultado dessa pesquisa, a American Heart Association recomenda o consumo de duas porções de peixe por semana. Por outro lado, os suplementos de óleo de peixe não são muito recomendados pelos especialistas porque, em altas doses, podem causar hemorragias. Isso é possível acontecer com os suplementos, mas é improvável que aconteça devido ao consumo de peixe.

Você não precisa comprar peixe fresco para ter os benefícios oferecidos pelos ácidos graxos ômega 3. Os peixes enlatados como o atum, a sardinha e o salmão oferecem os mesmos ácidos ômega 3 que os peixes frescos.



Fonte: Como Tudo Funciona

Nenhum comentário: