terça-feira, setembro 25, 2012

FDA acusa L'Oréal de propaganda enganosa em cremes antirrugas













A agência americana Food and Drug Administration (FDA), encarregada de regular alimentos e remédios nos EUA, pôs sob vigilância o grupo francês de cosméticos L'Oréal e sua filial americana da Lancôme, uma das várias marcas mantidas pelo grupo L'Oreal.

A empresa é acusada de fazer propaganda enganosa em alguns de seus produtos antirrugas, segundo carta publicada na terça-feira (11/09).

A agência explicou ter visitado o site americano da L'Oréal em agosto e examinado as descrições de vários produtos, entre eles a linha antirrugas "Génifique Youth Activate Concentrate".

A FDA avaliou que os anúncios induziam a pensar que os produtos "se destinavam a modificar a estrutura ou as funções do corpo, igualando-os (erradamente) a medicamentos segundo a lei americana, algo que é ilegal", diz a mensagem.

A entidade citou, entre outras, uma frase que diz que o produto "estimula a atividade dos genes e a produção de proteínas da juventude".

Esses antirrugas são vendidos online e no setor de cosméticos de grandes lojas de departamento no mundo todo. A FDA pediu à L'Oréal que tome, "com urgência, medidas para eliminar as infrações ligadas a todos esses produtos".

Nesse sentido, a agência americana avisou ao grupo francês que, caso não tome medidas corretivas, entrará com duas ações contra os fabricantes e distribuidores, precedendo à retirada dos produtos ilegais.

A FDA deu 15 dias úteis à L'Oréal para reportar o recebimento da carta e especificar as medidas que o grupo planeja adotar para corrigir essas violações.

Fonte: G1

Nenhum comentário: