terça-feira, julho 31, 2012

Dicas para manter a barba em ordem












Barba, cavanhaque e bigode estão voltando à moda. Cada vez mais homens tem aderido ao estilo, mas os cuidados com a manutenção do visual tem que ser constantes.

Os pelos devem ser aparados semanalmente, de maneira uniforme. Nas áreas onde os pelos não devem crescer, como nas bochechas e pescoço, o barbear deve ser diário, para manter o desenho bem feito. Nestas regiões, a pele deve receber cremes hidratantes específicos, já que as lâminas removem sua camada mais superficial, deixando-a mais suscetível a irritações e inflamações. Alguns hidratantes também vão ajudar a evitar que os pelos encravem quando voltarem a crescer.

Algumas dicas para um barbear perfeito:

- Lave o rosto para limpar a pele. o melhor é uma espuma de limpeza neutra, sem detergente

- Procure fazer a barba durante ou logo após o banho. A ausência de oleosidade e de resíduos na pele facilita o deslizamento da lâmina de barbear. O calor vai facilitar o deslizamento da lâmina sobre o rosto

- Use creme ou gel de barbear e massageie a região da barba. Isso ajuda a cortar o pêlo mais rente.

- Comece pelas laterais do rosto, onde a pele é menos sensível, deslizando o aparelho no sentido em que os pêlos crescem. Deixe a região do queixo, onde os pêlos demoram mais para amolecer para o final

- Evite passar o aparelho no sentido contrário do crescimento do pêlo. Dirija o aparelho para baixo nos pêlos que crescem para baixo; e para cima naqueles que crescem para cima. Ir contra o sentido do pêlo (escanhoar) resulta em um barbear um pouco mais rente, mas irrita muito a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados.

- Substitua a lâmina após três ou quatro barbeadas. As lâminas gastas cortam e arranham a pele, especialmente as mais sensíveis.

- No caso de uma pele com acne, cuidado para não cortar os pontos lesados, disseminando a bactéria presente na acne.

- Aplique a toalha quente novamente para retirar o que restou do creme de barbear.

- Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem álcool para não irritar ou ressecar a pele. Quem tem acne pode substituir a loção por um antibiótico na forma de gel.

Baseado em texto de Terra Beleza

Nenhum comentário: