terça-feira, janeiro 10, 2012

Manchei minha pele no verão, e agora?















Passada a temporada de praia e sol, um dos principais motivos de procura por tratamentos médicos em clínicas de estética são as manchas que surgem nesta época. Por mais cuidado que você tenha tido, aplicando o filtro solar regulamente, usando chapéus, evitando a exposição solar direta, elas voltaram. Sim, aquela manchinha de repente virou uma senhora mancha.

Bom, antes de mais nada, não entre em desespero. Boa parte da mancha irá clarear espontaneamente, à medida em que você for perdendo o bronzeado. Sua pele, longe das agressões dos raios UVA e UVB terá menos estímulos para a produção de melanina, pigmento responsável pelo bronzeado (e pelas manchas)

Na fase aguda, em que você acabou de se expor ao sol e a mancha apareceu com mais intensidade, boa parte do aspecto escurecido pode ser uma resposta inflamatória da pele, o que dá um aspecto violáceo. Nesta fase, o melhor procedimento é evitar nova exposição ao sol (para não agravar o quadro) e utilizar cremes calmantes, compressas frias de camomila e intensificar com hidratantes e filtros solares. Clareadores com ácidos, procedimentos mais agressivos - como peelings, podem piorar o quadro, aumentando a irritação na pele e piorando as manchas. Uma opção de tratamento são as microcorrentes, equipamento que acelera a renovação da pele e possui efeito antiinflamatório, sem agredir a pele.

Se uma vez passada a fase aguda, as manchas continuarem, já é hora de pensar em fazer tratamentos mais específicos. Espere passar a temporada, e procure um médico para avaliar o tipo e profundidade das manchas. Atualmente existem diversos tratamentos. Começam com o tratamento em casa com clareadores em cremes e via oral, passam por peelings químicos superficiais ou mecânicos (microdermoabrasao), até tratamentos mais agressivos como luz pulsada, laser de CO2 fracionado ou peelings químicos médios. Uma opção muito interessante é o Cosmelan, peeling espanhol bastante rápido e eficaz.

O melhor tratamento vai ser escolhido por seu médico junto com você, avaliando suas necessidades, tempo, tipo de pele. Mas lembre-se, todos precisam de muita disciplina e perseverança, para que os resultados atingidos não se percam no próximo verão.

Nenhum comentário: