quarta-feira, junho 29, 2011

Preenchimento com ácido hialurônico


Uma das técnicas mais utilizadas na medicina estética é o preenchimento de rugas e sulcos com substâncias que repõem o volume na região aplicada. Os primeiros produtos utilizados eram produzidos com colágeno animal (bonivo ou suíno) e podiam causar reações alérgicas graves. Em seguida surgiram os produtos à base de ácido hialurônico sintético (cujo risco de alergia é mínimo) com a vantagem de serem biocompatíveis e serem reabsorvidos num intervalo maior de tempo, em torno de um ano.

A primeira marca lançada de ácido hialurônico foi o Restylane®, em 1996, do laboratório sueco Q-Med. Desde então várias outras empresas lançaram seus produtos, e hoje são inúmeras marcas disponíveis, com diversas apresentações para cada indicação: rugas profundas, rugas finas, lábios, hidratação geral da pele, além de uma linha para preenchimento corporal. Podem ser usados desde o preenchimento de cicatrizes e contorno de lábios, até para o aumento de mamas e glúteos.

O ácido hialurônico se apresenta na forma de gel, com densidade maior ou menor, dependendo da marca e indicação, e já vem em uma seringa estéril de uso individual, pronto para aplicação. O procedimento é bastante simples, pode ser realizado em consultório, com anestesia tópica ou injetável (em áreas mais sensíveis como os lábios). Logo após a aplicação a área pode ficar avermelhada e levemente inchada, por 2 ou 3 dias, e os efeito preenchedor é imediato. À medida que o produto vai se adaptando na pele, ele consegue atrair água em sua estrutura, dando um aspecto flexível e natural, sendo imperceptível mesmo ao toque.

Atualmente uma nova geração de preenchedores surgiu, associando alguma vantagem em relação aos concorrentes. A Juvederm® lançou o ácido hialurônico com lidocaína, que anestesia a área ao mesmo tempo em que é feita a aplicação, o que torna o procedimento praticamente indolor. O Redéxis® conta com dextronâmeros, que também estimulam a produção de colágeno, além de ter o apelo de maior duração dos resultados. A Esthélis® possui uma ampola menor, indicada para pequenos retoques, a um custo mais acessível. A Q Med acaba de lançar no Brasil a linha Restylane® também com lidocaína.

Com tantas opções distintas, cada qual com sua particularidade, hoje é possível obter resultados mais eficazes e naturais, além de possibilitar outras formas de utilização do ácido hialurônico.

Nenhum comentário: