quarta-feira, junho 15, 2011

Cuide bem da sua pele no inverno


O inverno é a estação do ano em devemos redobrar os cuidados com nossa pele. Banhos mais quentes e demorados, o uso frequente de sabonetes e esfoliantes, a falta de hidratação adequada (afinal, quem consegue aplicar cremes após o banho no frio?) são fatores que podem desencadear diversas doenças dermatológicas, como o eczema e a dermatite seborreica.

Os cuidados são mais simples que imaginamos. O primeiro passo é diminuir a temperatura e de preferência, a duração dos banhos. O calor excessivo da água retira uma camada protetora natural que temos sobre nossa pele, chamada de manto hidrolipídico. Esta mistura de água e óleo forma uma película que recobre nosso corpo e impede a evaporação da água presente na pele, além de servir como barreira protetora contra agentes externos.

Do mesmo modo, o uso frequente de sabonetes, esponjas e esfoliantes contribuem para a retirada do manto hidrolipídico. Opte por sabonetes que contenham pouco detergente, e mesmo assim, use diariamente somente nas áreas íntimas e regiões de dobras. Áreas mais extensas e expostas (braços, pernas, tronco) podem ser lavadas com sabonete 3 vezes por semana. Pode soar estranho num primeiro momento, já que nossa cultura está voltada para tomar diversos banhos diários, sempre se ensaboando, mas acreditem, a água corrente vai limpar o suficiente sem agredir a pele.

Se mesmo assim o banho quente se tornar tentador, uma boa maneira de diminuir a desidratação da pele é a utilização de óleos corporais ou cremes que podem ser utilizados inshower, ou seja, durante o próprio banho. A eficácia é menor que um creme aplicado sem enxague, mas é definitivamente mais prático e confortável.
Cuide também da hidratação do corpo. Beba muita água, chás e sucos. Procure alimentos que contenham ômegas 3 e 6, como castanhas e peixes, além de frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais essenciais para a formação de colágeno. Uma sopa quentinha pode fornecer estes nutrientes, além de aquecer o corpo.

Evite usar aquecedores de ambiente que desumidifiquem e ressequem o ar. Se for necessário, utilize junto um umidificador ou vaporizador.

O uso do protetor solar é indispensável. Nesta época a incidência solar é menor, mas os raios UV continuam agredindo a nossa pele, mesmo em dias nublados. Além disso, o próprio filtro solar ajuda a manter a hidratação da pele sem ter que recorrer a um arsenal de cremes.

Por último, se estiver pensando em fazer algum tratamento dermatológico, esta é a época ideal. Luz pulsada, laser, peelings químicos são indicados para tratar e renovar a pele, e sua recuperação no inverno é melhor e mais segura.

Nenhum comentário: