quarta-feira, julho 06, 2011

Cosméticos podem fazer você engordar?




Todos sabem que refrigerantes, doces e frituras, associados à vida sedentária são causadores da obesidade. Mas de acordo com novas pesquisas, alguns produtos de beleza (como shampus e esmaltes) também podem influenciar no aumento do peso.

Um estudo realizado pelo Mount Sinai Medical Center in New York descobriu que ftalatos, presentes em aproximadamente 70% dos shampus, sabonetes e cosméticos podem ser absorvidos pela pele e ter efeitos hormonais que alteram o metabolismo corporal, inclusive o sistema de controle de peso, além de possível efeito carcinogênico. Os ftalatos também fazem parte da composição de embalagens plásticas destes produtos.

Entretanto este assunto ainda é bastante controverso e mais pesquisas são necessárias para determinar com precisão a real influência destas substâncias no organismo. O FDA ainda não possui nenhuma legislação a respeito assim como a ANVISA. Na comunidade européia ftalatos foram banidos no uso de cosméticos. No Brasil, mesmo sem legislação específica, muitas empresas estão se adiantando e já retiraram ftalatos de seus produtos, como a Natura e Loreal.

Mais informações, clique aqui

Baseado em artigo de DailyBeauty - Is your shampoo making you fat?

Nenhum comentário: