quarta-feira, junho 08, 2011

Nós somos o que comemos


Nós somos o que comemos. Quem nunca ouviu esta célebre frase? De fato, nossa alimentação afeta todo o funcionamento do nosso organismo assim como a nossa aparência.

Ao comermos muitos enlatados, frituras, açúcares, refrigerantes ou outros alimentos de baixo valor nutritivo, nossa pele vai sofrendo um processo de inflamação crônica, tornando-se opaca, sem elasticidade, com manchas e rugas.

Por outro lado, se nossa alimentação estiver baseada em frutas, verduras, legumes, peixes e grãos, a tendência é aparentarmos mais saudáveis e até mais jovens.

Vitaminas e outros nutrientes realmente desempenham um papel vital na produção e manutenção do colágeno e elastina, assim como a água vai manter a pele hidratada luminosa.

É por isso que a grande maioria dos cosméticos, se não todos, estão repletos de diferentes tipos de vitaminas porque eles fazem maravilhas na nossa pele.

Com isso, vamos expor algumas das vitaminas e nutrientes que são boas para a pele.

Vitamina A: Necessária para o funcionamento das células da pele. Também é responsável pela manutenção e cicatrização do tecido epitelial. O retinóide, um derivado da vitamina A, tem sido apontado como um dos 3 melhores tratamentos de rugas (ao lado do laser de CO2 e filtros solares). Além disso esta vitamina ajuda na reparação de lesões causadas pelo sol.
Fontes: Bata doce, cenoura, abacate, mamão

Vitamina B: Esta vitamina e seus derivados aumentam a capacidade de hidratação da pele. É importante sua ingestão para evitar o ressecamento da pele, além de tratar e previnir eczemas e dermatite seborreicas
Fontes: cereais integrais, soja, abóbora, lentilha, ovos

Vitamina C: Fundamental para a formação de colágenos e elastina, que dão firmeza e sustentação para a pele. Efeito antioxidante, prevenindo as lesões causadas pelo sol e poluentes.
Fontes: Frutas cítricas, abacaxi, goiaba, repolho

Vitamina E: Ao lado da vitamina C desempenha poderoso efeito antioxidante. Protege as células da pele dos radicais livres. Possui também efeito cicatrizante e hidratante.
Fontes: Salmão, legumes, castanhas, carnes magras

Selênio: Este mineral ajuda a diminuir os efeitos nocivos da radiação UV, além de reduzir a chance de desenvolvimento de câncer de pele
Fonte: ostras, atum, castanhas

Zinco: Este mineral mantem o nível de colágeno e elastina na pele, assim como a vitamina C. Possui efeito antisséptico e regula a produção de sebo.
Fontes: fígado, espinafre, ostras

Ômegas 3, 6 e 9: estes ácidos graxos poliinsaturados (gordura boa) possuem efeito antiinflamatório, auxiliam na hidratação da pele além de possuir efeito antioxidante.
Fontes: peixes (arenque, salmão), sementes de girassol, castanhas

Silício orgânico: é um componente estrutural da pele, possui função de cicatrização e hidratação ao se ligar com o ácido hialurônico.
Fontes: casca de cereais, cogumelos

Água: principal componente do nosso corpo, é vital para a manutenção de todo o funcionamento da pele

Baseado no artigo Vitamins and Nutrients That Are Good for the Skin

Nenhum comentário: