terça-feira, abril 26, 2011

Tecnologia de astronauta que faz bem à saúde


Quando foram inicialmente desenvolvidas na antiga União Soviética, na década de 70, as plataformas vibratórias auxiliavam os astronautas no ganho da massa muscular, auxiliando para que eles pudessem ficar mais tempo no espaço. Isso porque, como praticamente não existe força gravitacional fora da Terra, os homens perdiam rapidamente a força muscular. Quarenta anos mais tarde a tecnologia do espaço foi parar nas academias de ginástica e nos centros de estética, e hoje seus benefícios à saúde são cada vez mais reconhecidos por profissionais do mundo todo.

Alexandre Giraldi, educador físico e diretor industrial da empresa paranaense Techno Training, especializada na fabricação de plataformas vibratórias, destaca, entre os benefícios, o fortalecimento ósseo e muscular, ganho de força e de massa muscular, melhorias na circulação, aumento de produção de hormônios, fortalecimento das articulações, ajuda no funcionamento do intestino e, ainda, perda de gordura. “ Vale lembrar que a melhor forma de se obter bons resultados é combinar o uso da plataforma vibratória com o trabalho aeróbico e muscular”, explica Alexandre.

Hoje no mercado existem dois tipos de plataformas vibratórias: as de vibração vertical triplanar e as de vibração oscilatórias. As plataformas oscilatórias possuem um eixo fixo central, como pranchas de equilibristas circenses. Quando uma das extremidades desce, a outra sobe, e vice-versa. Possuem apenas controle de tempo e velocidade. As plataformas vibratórias verticais triplanares sobem e descem por inteiro, possuem controle de tempo, frequência e amplitude, além de proporcionar uma área de trabalho muito mais ampla. “A principal característica das plataformas de vibração vertical triplanar é a possibilidade de controle dos níveis de amplitude de vibração. Desta forma o instrutor pode dosar a melhor vibração para o seu aluno, enquanto outras plataformas oferecem no máximo dois ajustes: forte ou fraco” destaca Alexandre.

Além do acesso às plataformas em academias e centros de estética, existe também a venda no varejo para uso doméstico, mas Alexandre alerta: “É preciso ficar atento no momento de adquirir o produto. Muitas pessoas compram pelo preço e acabam tendo problemas de saúde de valor incalculável”.

Fonte: Runners World

Nenhum comentário: