sexta-feira, março 09, 2012

Plataformas vibratórias aceleram reabilitação de atletas


Fonte: Blog da Escola Bolshoi














A rotina intensa e rigorosa de exercícios físicos pela qual passam os atletas profissionais pode causar uma série de lesões físicas, que exigem tratamentos de reabilitação. Nesses casos, as plataformas vibratórias têm se tornado grandes aliadas para profissionais das mais diversas áreas, acelerando os resultados.

Nas quadras é o que acontece com o jogador de vôlei Felipe Airton Banderó, que já aderiu e aprovou a ferramenta. “Sou atleta profissional há quase nove anos e nunca tive um treinamento tão específico e de tamanha qualidade. Sempre que tenho uma folga longa, faço uma preparação com uma equipe que acompanha todo meu treinamento na plataforma vibratória e meu desempenho, a cada retorno, se supera”, conta. Para Banderó, um dos pontos positivos destes aparelhos é a rapidez na obtenção de resultados. “Cada meia hora de exercício sobre a plataforma é válido para mim como duas horas intensas de treinamento com bola na quadra. Fiquei impressionado com a intensidade e o desgaste muscular, porém sem dor alguma”, acrescenta.

Das quadras para o palco, a escola do Teatro Bolshoi no Brasil – a única Escola do Bolshoi fora da Rússia – utiliza, desde agosto de 2010, a plataforma Techno Training Pulse Vibe no tratamento de seus bailarinos. “Após selecionarmos os casos mais indicados, elaboramos um protocolo de tratamento e estimulamos os exercícios em cima da plataforma, associados a outras atividades de recuperação”, explica a fisioterapeuta e consultora do núcleo de saúde da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Franciele Casarin, que atualmente treina cerca de 250 alunos. “Notamos que os bailarinos que utilizam a máquina têm uma recuperação muito mais rápida se comparados aos outros”, completa.

De acordo Alexandre Giraldi, educador físico e diretor industrial da Techno Training – empresa pioneira no desenvolvimento de plataformas vibratórias e única a fabricar estes produtos no Brasil com selo do Inmetro – estes aparelhos são altamente recomendados para atletas lesionados, pois propiciam resultados rápidos e eficazes. “Os benefícios destes aparelhos estão fazendo com que muitos fisioterapeutas que trabalham com atletas passem a utilizá-los como aliados no tratamento de lesões dos pacientes, pois são versáteis e potencializam diversos exercícios”, explica.

Fonte: EFBR - Educação Física Brasil

Nenhum comentário: