quinta-feira, dezembro 15, 2011

Quais tratamentos estéticos podem ser feitos no verão?














O final de ano é um período de grande procura por tratamentos estéticos, tanto faciais quanto corporais. Época de festas, férias e verão. Enfim, ficamos com a pele mais exposta ao sol e mais expostos a outras pessoas por causa dos compromissos sociais.
Pensando nisto, fizemos uma relação de tratamentos que podem e que não são recomendados nesta estação do ano:

Laser fracionado ablativo (CO2, Erbium) e Luz Pulsada: Por terem efeito sensibilizante na pele (deixam a pele mais sensível e mais propensa a manchas) são indicados durante o inverno. A recuperação durante o frio também tende a ser melhor, com menos inchaço e vermelhidão. Se fizer algum tratamento a laser no verão, a restrição ao sol é absoluta por 30 dias. Importante ressaltar também que ambos deixam a pele marcada (escurecida e com crostas) por aproximadamente uma semana.

Radiofrequência (Spectra G2 e Tripollar): Sem restrições mesmo no verão, já que não atuam na superficie cutânea, sem deixar marcas.

Laser para depilação: pode ser feito com restrição à exposição solar, ou seja, se estiver bronzeado evite fazer o laser. Se você fez a sessão e a pele já estiver normal, pode se expor sem restrições maiores (só lembrando que para fazer outra sessão é recomendado que a pele já esteja mais clara)

Cirurgia plástica: Pode ser feita, porém é importante lembrar do pós operatório, e dependendo da cirurgia existe um inchaço considerável, restrição de movimentos e hematomas.

Peelings químicos: Alguns peelings mais profundos, como o ATA (Acido tricloroacético) também são indicados somente após a temporada de verão, já que estes tratamentos removem a camada mais superficial da pele, que serve de proteção mecânica ao sol. Também deixam a pele marcada por até duas semanas. A exceção é o tratamento com o Cosmelan, que apesar de ser um peeling químico, pode ser aplicado no verão.

Tratamentos médicos: Os tratamentos que necessitam de injeção (preenchimentos, toxina botulínica, carboxiterapia) podem ser feitos no verão, porém há de ressaltar que existe a possibilidade de ficar com hematomas na pele (o que pode ser incômodo durante as festas de final de ano). Os preenchimentos, principalmente em lábios, podem deixá-los inchados por 2 dias.

Limpeza de pele: podem ser feitos ser restrições, com o benefício de preparar a pele para a praia e para as festas. Peles muito sensíveis podem ficar marcadas por dois dias.

Peeling de cristal: por ser um peeling mecânico e controlável, pode ser feito sem restrições em qualquer época do ano.

Tratamentos corporais (drenagem linfática, endermoterapia, ultrassom, Manthus): podem e devem ser feitos nesta época de maior calor, quando há maior retenção de líquidos e exageros nas festas e comemorações.

Estas são algumas orientações gerais, porém existem exceções. Por exemplo, muitas pessoas preferem fazer tratamentos mais invasivos, mesmo uma cirurgia plástica durante o período de férias. Cabe ao paciente seguir as orientações do profissional para evitar incômodos.

E lembre-se, use sempre filtro solar e boas festas!







Nenhum comentário: