terça-feira, dezembro 06, 2011

Idéias sustentáveis para cosméticos: Cuide da beleza e do planeta, em uma só tacada












Lavar os cabelos é fundamental; cuidar da pele do rosto e do corpo é imprescindível; maquiar-se não é uma obrigação, mas uma delícia e, para muitas, um vício. Mas essa rotina de beauté, embora faça bem à autoestima, pode ser bastante prejudicial ao ambiente. A maioria dos produtos é embaladas em recipientes que levam cloreto de polivinil, também conhecido como PVC. Fora o nome composto, há mais de assustador sobre ele. Sua fabricação usa energia intensiva e libera dioxina, que é altamente prejudicial à saúde: pode causar câncer, problemas hormonais e imunológicos. Além disso, por ser tóxico, o material é de difícil reciclagem — se jogado num lixão, solta chumbo e ftalatos que contaminam o solo e lençóis freáticos; se for incinerado, libera dioxina no ar.

Mas a embalagem não é o único problema dos nossos aliados da beleza. O conteúdo também pode ser prejudicial ao ambiente, aos animais e à saúde. Muitos batons e hidratantes são feitos à base de derivados do petróleo, como óleos minerais, parafina ou propilenoglicol, que não apenas são poluentes, como obstruem os poros e causam cravos e espinhas. O parabeno também é um conservante muito usado e tem sido relacionado ao câncer de mama. Algumas marcas, no entanto, têm se empenhado em agredir menos a saúde e o ambiente com ingredientes naturais ou com políticas de reciclagem. É o caso da M.A.C., que mantém uma política de trocas de embalagens vazias antigas por produtos novos nas lojas, e da brasileira Natura, que investe em sustentabilidade. Confira as dicas da Revista de Cosmetologia para cuidar da beleza e do planeta, em uma só tacada.

Sem crueldade
Dê preferência aos produtos de beleza que tenham os dizeres "cruelty free" no rótulo. Isso indica que a substância em questão não foi testada em animais. Em seus sites, os grupos Peta (People for the Ethical Treatment of Animals — www.peta.org) e PEA (Projeto Esperança Animal — www.pea.org.br) disponibilizam uma lista das marcas que são amigas dos bichinhos.

Até a última gota
Usar integralmente a maquiagem ajuda a diminuir o lixo e poupa o seu dinheiro. Veja algumas dicas


Batom
Quando você já não consegue mais deslizar o produto sobre os lábios, a dica é usar um pincel para retirar o resto do produto da embalagem. Há quem prefiro tirar a sobra com uma espátula ou cabo de colher de café e passar para um outro recipiente plástico.

Produtos em pó
Não jogue no lixo a sombra, o blush ou o pó compacto que se despedaçaram dentro da bolsa. Pingue duas gota de álcool líquido e misture com uma espátula até que você tenha uma pasta. Pressione a mistura na embalagem com a ajuda de um pedaço de papel higiênico e uma moeda e deixe secar.

Base
O resto de base que fica presa nas bordas da embalagem pode ser recuperada misturando um pouco de água termal, hidratante ou protetor solar. A cobertura fica mais leve, boa para o dia.

Rímel
Rímel duro não faz nada pelos cílios, mas pode ser útil para as sobrancelhas, porque define sem pesar, penteia e segura os fios no lugar.
(Fontes: Maquiador Max Araújo e site Ser Sustentável com Estilo)

Fonte: Revista de Cosmetologia

Nenhum comentário: