segunda-feira, setembro 26, 2011

Celulite, como tratar?

















A celulite acomete a grande maioria das mulheres. Inúmeros tratamentos são lançados a cada temporada, sempre com a promessa de serem a cura definitiva para celulite, gordura localizada, flacidez e  todos os outros pesadelos das mulheres. Mas qual o melhor tratamento?

Para obter um bom resultado, infelizmente não existem milagres, nem um tratamento único que irá conseguir 100% de sucesso. Como a celulite tem várias interferências e vários fatores desencadeantes, a abordagem também deve ser ampla.

Ao iniciar, é sempre importante ter um acompanhamento médico, nutricional e fisioterápico. Muitos hábitos alimentares, medicamentos, fatores hormônais e até vestimentas podem aumentar e agravar o quadro.

Já em relação aos tratamentos, o ideal é a associação de algumas técnicas. O princípio de todas deve ser descongestionar e facilitar a remoção de líquidos da região, melhorar a oxigenação da pele e em alguns casos, reduzir o acúmulo de gordura ou fibrose.

A partir deste princípio surgem diversas combinações interessantes: ultrassom, endermoterapia, radiofrequência, infravermelho, drenagem linfática... A indicação dos tratamentos vai depender da avaliação, das necessidades individuais e também da disponibilidade de tempo e até financeira. Geralmente os equipamentos mais novos e que tenham maior repercussão na mídia são mais caros.

Partindo do básico, o que não pode faltar em qualquer tratamento para celulite é a drenagem linfática. Oferece um ótimo custo/risco/benefício, além de ser relaxante, tratar o corpo todo e oferecer resultados muito bons. Cada opção de tratamento possui sua indicação distinta: o Termoslim (infravermelho) por exemplo é ótimo para tratar áreas extensas, já o ultrassom possui efeito mais localizado. A endermoterapia possui excelentes resultados para celulite associada a flacidez. A plataforma vibratória é indicada para quem também está acima do peso e leva uma vida sedentária.

Vale ressaltar que não existem receitas prontas para tratamentos estéticos. Isso quer dizer que as necessidades de cada pessoa mudam, portanto os tratamentos também são distintos. Os pacotes prontos nem sempre se adequam às suas necessidades. Um bom resultado está condicionado a uma boa avaliação, uma boa indicação e o seguimento das orientações dos profissionais a risca. Isso quer dizer que não adianta passar horas na clínica se não houver controle na alimentação, se não deixar alguns hábitos ou se levar uma vida completamente sedentária. Cremes e nutricosméticos também podem ser ótimos coadjuvantes no tratamento, porém usados isoladamente vão proporcionar resultados muito inferiores.

Se você está preocupada em se preparar para a temporada de praia, também fica a dica: não deixe para começar seus tratamentos em cima do verão. Em quaisquer tratamentos, os resultados aparecem a partir do segundo mês, afinal é preciso dar tempo para que o organismo assimile e responda aos estímulos.

Boa sorte e bom começo de operação-verão!

Nenhum comentário: