terça-feira, maio 17, 2011

A verdade por trás das olheiras



Você sabia que as olheiras não são causadas pela falta de sono, mas pelo sangue que fica congestionado nos vasos na superfície da pele? Eles também podem surgir quando a existem bolsas de gordura abaixo dos olhos, ou mesmo quando existe uma depressão : a luz não pode ser refletida adequadamente, lançando uma sombra sob os olhos. Além disso, a exposição ao sol pode agravar a escuridão debaixo dos olhos, aumentando a produção de melanina, assim como processos inflamatórios, já que as veias se tornam congestionadas e dilatadas. A falta de sono, bem como a desidratação, pode enfatizar círculos escuros debaixo dos olhos, mas em 90% dos casos, o sono não é o culpado.

A prevenção e tratamento de olheiras nem sempre é fácil, mas a utilização da vitamina K tem se mostrado uma opção interessante. Olheiras tem um componente genético e estão relacionados com a pele fina. Quanto mais fina a pele sob o olho, mais a pigmentação e congestão sanguínea são perceptíveis. O uso da vitamina K, tanto via oral como com produtos tópicos é uma boa opção, uma vez que fortalece e descongestiona os vasos. Além disso, como a exposição excessiva ao sol intensifica olheiras, então sempre usar um FPS formulado para a área de olhos e sempre protegê-los do sol com óculos escuros. No caso de pigmentação por melanina, alguns clareadores como ácido kójiko e vitamina C podem ser utilizados, lembrando que a pele nesta área é mais sensível à determinados clareadores mais irritantes como ácido retinóico ou hidroquinona.

E como você pode eliminar as olheiras? Se elas são o resultado de excesso ou falta de gordura, o preenchimento com ácido hialurônico é uma ótima opção de tratamento. Dependendo do caso, os lasers vasculares (como o NdYag), a luz pulsada ou mesmo o CO2 fracionado podem ser utilizados, mas isso requer um exame por um médico para determinar qual o melhor método a ser utilizado. Em alguns casos, a cirurgia da pálpebra inferior deve ser realizada. Quando a bolsa de gordura saliente é apertada ou removida, não existe nenhuma área inchada para criar uma sombra, ajudando a diminuir os círculos escuros.


Adaptado de DailyBeauty - The Truth Behind Dark Circles

Nenhum comentário: