terça-feira, fevereiro 01, 2011

A escolha do filtro solar


O filtro solar é o principal tratamento para a prevenção do envelhecimento da pele, do aparecimento de manchas e câncer. Ele protege a pele contra a incidência dos raios UVB e UVA. Sua graduação se refere à proteção UVB, responsável pelas queimaduras de pele. Um filtro 15 vai proteger 15 vezes mais a pele se comparado a uma exposição desprotegida, assim como um fator 30 irá proteger 30 vezes mais. Acima de FPS 30, a proteção não será maior, porém a duração do efeito irá aumentar. Com isso a necessidade de reaplicações diárias diminui.

Deve ser aplicado sobre a pele limpa, hidratada e pelo menos 30 minutos antes da exposição solar, e reaplicados a cada 2 horas. Utilize uma camada generosa e uniforme para cobertura total da área. A escolha do tipo de filtro irá depender do tipo de pele. Peles mais secas aceitam bem filtros mais consistentes na forma em creme. Peles normais podem usar loção, e peles oleosas gel ou gel creme. Porém isto é bastante variável, o importante é você escolher um filtro que tenha uma textura, consistência e fragrância que lhe agrade.

Filtros mais modernos podem ser encontrados na forma de mousse, pó, matificante, serum, toque de seda, além de poderem estar associados a antioxidantes, tensores e nutritivos. A textura é muito agradável, sem deixar a pele com aspecto oleoso e esbranquiçado.

Para dar um reforço na proteção, você pode associar nutricosméticos, que são cápsulas para ingestão oral e que ajudam a potencializar o efeito protetor, assim como bonés, chapéus ou camisetas que já tenham FPS incorporado no tecido.

Nenhum comentário: