sexta-feira, março 15, 2013

Resumo do congresso da AAD Miami 2013



Participei do congresso anual da Academia Americana de Dermatologia que aconteceu em Miami, entre os dias 01 3 05 de março. Foi um evento impressionante, com mais de 20.000 participantes, entre médicos, assistentes e representantes de laboratórios.

O congresso foi realizado no Miami Beach Convention Center, uma construção de mais de 90.000 m² onde ocorreram mais de 1.600 apresentações e palestras nestes 5 dias de evento. Todos os assuntos relacionados à dermatologia e estética foram abordados, chegando a haver conferências sobre o uso de Smartphones em dermatologia e a história da dermatologia no cinema – infelizmente não pude conferir estas, mas me despertaram bastante a curiosidade.

Apesar de ser um evento americano, haviam muitos estrangeiros. Indianos, asiáticos, europeus, e claro, brasileiros. Uma das palestras tratava especificamente dos tratamentos de pele para os latinos, apresentados por médicos daqui.

As apresentações foram bastante concorridas, os plenários lotados e não era incomum boa parte da plateia assistir em pé. Os hot topics (como eles chamam as palestras mais aguardadas) envolviam novidades em tratamentos de doenças, mas principalmente as relacionadas com a estética.

Dentre os equipamentos apresentados, dois me chamaram bastante a atenção: o MiraDry®, aparelho de ultrassom utilizado para o tratamento da hiperidrose axilar (sudorese excessiva), que consegue destruir seletivamente as glândulas sudoríparas em duas sessões; e o Clear + Brilliant®, uma versão mais suave do peeling fracionado à laser, com mínimo tempo de recuperação e indicado para peles mais jovens.

A exposição foi um evento à parte, os mais importantes laboratórios farmacêuticos, empresas de cosméticos e equipamentos, estavam presentes. Houve ampla distribuição de cosméticos e brindes, com filas enormes nos stands. Houve quem fizesse jogos interativos, ou levasse uma celebridade, como o Zombie Boy (o modelo com o corpo inteiro coberto de tatuagens) garoto propaganda de uma empresa de maquiagem corretiva.

Infelizmente, grande parte dos recursos apresentados não chegaram ao Brasil e talvez nem cheguem num futuro próximo. Mas valeu a pena conhecer quais as principais tendências e novidades em dermatologia e estética.

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