quarta-feira, março 20, 2013

Ações solidárias em Curitiba


Fugindo um pouco dos nossos assuntos habituais, hoje vamos mostrar duas ações que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas carentes em Curitiba.

A primeira é o projeto Rondando a Fome, que surgiu em 2011, iniciativa de um grupo de amigos dispostos a distribuir comida de qualidade aos moradores de rua da região central de Curitiba. Às quartas-feiras, sairiam rondando de carro pelas principais praças da cidade buscando pessoas com fome. O dia de ação do projeto foi escolhido tendo em vista a ausência de projetos semelhantes de ONGs que ocorrem aos sábados e às segundas-feiras. O horário, 23h, foi determinado no cair da madrugada por se tratar do período onde os moradores de rua procuram lugar para se alojar. Atualmente, a data de entrega foi alterada para quartas-feiras.
O projeto tem um site, onde você encontra como colaborar e um blog contando como estão sendo as entregas.

Uma outra ação semelhante é o Rango de Rua, que iniciou os trabalhos no ano de 2012 com um simples proposito levar alimento, agasalhos e atenção aos moradores de rua de Curitiba . A proposta era fazer a ação somente no inverno mas acabou se estendendo pelo ano todo. Hoje são entregues mais de
100 refeições por semana, além de levar alegria, calor humano e esperança as pessoas que são marginalizadas pela sociedade. As entregas são feitas toda sexta feira, às 23h. O ponto de saída da distribuição ocorre na Tiradentes. O grupo possui uma página no facebook, contando um pouco da história e também como ajudar.

Ambos os projetos precisam de doações de alimentos (veja a relação de pedidos nas páginas),  embalagens, copos descartáveis e roupas, mas também voluntários para embalar e principalmente entregar os alimentos e roupas.

Agradecemos e parabenizamos Alberto Portugal, do Rondando a Fome, e Marcia Madschen, do Rango de Rua, que além de nossos amigos, se mostraram pessoas admiráveis contribuindo para fazer deste um mundo melhor.



Nenhum comentário: