quarta-feira, dezembro 05, 2012

Drenagem linfática manual em gestantes alivia dores e promove o bem-estar












Durante a gestação ocorre um aumento na produção hormonal, responsável por várias modificações musculares e estruturais. Alguns desses hormônios são responsáveis por reabsorver o sódio, causando retenção de líquidos. “Para minimizar o problema, a drenagem linfática é indicada, pois por meio de manobras específicas é possível direcionar o excesso de líquido para os gânglios linfáticos, os quais trabalham para eliminá-los pela urina”, explica Barbara Teixeira, fisioterapeuta dermato-funcional do Zahra Spa & Estética.

Geralmente, as queixas mais frequentes durante o período da gestação são: dor lombar, micção frequente, edema em membros inferiores e fadiga. “É comum a gestante apresentar mobilidade reduzida de articulações de tornozelos e punhos provocadas pela retenção de água. Aliás, o edema de membros inferiores é uma das principais reclamações durante a gravidez”, ressalta Barbara. Por isso, a drenagem linfática é uma alternativa eficaz, pois ela melhora a capacidade linfática, favorece a circulação de retorno, alivia a dor, reduz o edema e, consequente, proporciona relaxamento e bem-estar à gestante.

São muitos os benefícios proporcionados pela drenagem linfática manual, confira:

• Melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos;
• Estimula a circulação venosa e linfática; reduz a retenção de líquido;
• Diminui os inchaços típicos da gravidez;
• Estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação;
• Previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas;
• Combate celulite e estrias; alivia tensões e reduz dores musculares.

É fundamental passa por uma avaliação médica, antes de iniciar o tratamento. “As sessões podem ser iniciadas a partir do terceiro mês, cerca de duas vezes por semana”, informa a especialista. Em casos de edemas avançados, a gestante pode realizar até três sessões semanais, desde que haja autorização médica.

Vale destacar que grávidas com hipertensão, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não devem realizar o procedimento. Já no período pós-parto, a drenagem linfática pode auxiliar na recuperação do peso pré-gestação, ajudando a diminuir a retenção de líquidos, prevenindo a celulite e estimulando o metabolismo

Fonte: Portal Fator Brasil

Nenhum comentário: