segunda-feira, maio 14, 2012

Excesso de gordura abdominal traz uma série de perigos para o coração















Quem pensa que o tamanho da barriga é apenas uma questão estética – e não está nem aí pra isso – precisa comprar uma fita métrica urgente. Mais do que vestir com orgulho um biquíni de lacinho ou ficar bem na sunga, manter a barriguinha sob controle é cuidar da saúde. Isso porque a gordura abdominal é das mais perigosas: está associada a várias ameaças ao coração, como colesterol alto, resistência à insulina, diabetes, hipertensão e trombose. “Ela também oferece risco de câncer, em especial de mama, útero, cólon, intestino grosso e rins”, alerta a nutricionista Aline Nascimento, do Rio de Janeiro.

Ninguém aqui está dizendo que o ideal é ter a cintura da Gisele Bündchen ou um tanquinho de César Cielo. Mas barriga tem limite – mais precisamente de 80 centímetros para as mulheres e de 94 centímetros para os homens (veja abaixo, como fazer a medida). Para elas, a tarefa de manter a medida dentro dos limites saudáveis é um pouquinho mais complicada, já que os hormônios femininos – progesterona e estrogênio – facilitam o depósito justamente no entorno do umbigo. “Já os homens estão mais protegidos contra a formação dessa gordura por conta da testosterona, um hormônio que aumenta a massa muscular”, conta Aline Nascimento.

Reduzir as calorias no prato e colocar atividade física na rotina são providências essenciais. Mas também dá para contar com produtos naturais conhecidos por seu poder de “queimar” gordura. Um deles é o óleo de cártamo, planta muito usada na Ásia como corante alimentício ou de tecidos. “Ele é um antioxidante natural com propriedade de acelerar o metabolismo das gorduras”, explica a nutricionista. Seu mecanismo de ação é engenhoso: substâncias presentes no óleo atrapalham o trabalho da enzima lipoproteinolipase (LPL), cuja função é transferir a gordura da corrente sanguínea para dentro das células adiposas.

Quanto mais ativa é a LPL, mais gordura fica acumulada. “O óleo de cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia”, esclarece Aline. O óleo ainda derruba o LDL, o mau colesterol, e é fonte de ômegas 6 e 9. Mas, atenção: ele é contraindicado para gestantes, mulheres que estejam amamentando, hipertensos, diabéticos e crianças.

Outra opção para enxugar os centímetros a mais é a quitosana, uma fibra natural solúvel que não é digerida pelo organismo – no estômago, ela se transforma em um gel com grande capacidade de absorver gorduras. “Quando é capturada pela quitosana, essa gordura já não vai ser aproveitada, sendo expelida nas fezes juntamente com a fibra”, diz Aline.  E além de reduzir o peso, a fibra ainda tem o benefício extra de baixar o colesterol. Mas como a quitosana é derivada da quitina, um polissacarídeo de origem marinha, não pode ser utilizada por quem é alérgico a crustáceos e frutos do mar.

CONFIRA SUA MEDIDA

A circunferência de cintura é o parâmetro. A medida não deve passar de 80 centímetros para as mulheres e de 94 centímetros para os homens. Passe a fita métrica em volta da barriga, na altura do umbigo. A medição deve ser feita sem roupa e o abdome deve estar relaxado e expirando. Não vale prender a respiração!

Fonte: Revista Herbarium

Nenhum comentário: