terça-feira, maio 15, 2012

Alimente a pele com colágeno
















Quando o assunto é a beleza da cútis, não tem jeito, ele ocupa o centro das atrações. Ora, não é para menos, afinal, o colágeno tem papel fundamental na estrutura, na elasticidade e na resistência da epiderme. “Trata-se de uma proteína que tem grande importância na sustentação da pele”, define a dermatologista Shirlei Borelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A má notícia é que, conforme o tempo passa, nosso organismo vai deixando de fabricar a substância com eficácia. “Estima-se que aos 50 anos, essa produção caia para 35%”, conta a médica. Assim, as rugas ficam mais e mais visíveis. “Além dessa redução, fatores como a radiação ultravioleta, o tabagismo e a deficiência de nutrientes colaboram para a perda da proteína”, explica Shirlei.

E, saiba, a genética também ajuda a ditar a velocidade do processo. Para os mais sortudos, a flacidez e os vincos tendem a surgir mais tarde. Mas, infelizmente, não é todo mundo que conta com essa ótima herança. Ressalte-se ainda que a boa nutrição contribui para retardar a ação. Isso porque alguns alimentos fornecem pitadas da proteína e, por essa razão, fazem subir um tantinho seus níveis em nosso corpo. “As principais fontes de colágeno são a carne vermelha, as aves e os peixes”, conta a nutricionista Lara Natacci Cunha, da Dietnet Assessoria Nutricional, em São Paulo.

Uma sugestão, no caso dos bifes bovinos, é optar pelos cortes mais magros, como o filé mignon e o patinho. Vale alternar os pescados no prato, mas o mais indicado é abrir espaço para o salmão, o atum e a sardinha, que oferecem ômega-3, gordura que aparece em estudos como aliada contra o envelhecimento precoce.
A nutricionista Débora Martoni, da Dietnet, reforça a importância de caprichar no consumo de vegetais ricos em vitamina C, pois esse nutriente participa da síntese de colágeno. Também a goiaba, o mamão, as frutas cítricas, a couve e o brócolis devem bater ponto no cardápio.

Para aumentar ainda mais a quantidade da proteína da firmeza, existem também os suplementos. Há desde pós, que podem compor receitas de sucos e outras preparações, até pílulas de gelatina. “As cápsulas de colágeno hidrolisado têm ação mais profunda na pele”, avalia Lara Natacci. É que, nesse caso, as partículas protéicas são menores, o que ajuda no aproveitamento pelo organismo. Se você quer lançar mão desses produtos, peça a ajuda de um nutricionista e de um médico para escolher o mais adequado ao seu perfil.
E os cremes feitos com a substância? Shirlei Borelli explica que hoje existem tecnologias que garantem boa absorção, são as chamadas fórmulas lipossomadas. Na dúvida, outra vez, converse com seu dermatologista.

Fonte: Revista Herbarium

Nenhum comentário: