quarta-feira, outubro 19, 2011

Mercado de protetor solar dobra em cinco anos











Neste verão o consumidor deve gastar mais tempo na hora de escolher o protetor solar. Além de analisar o fator de proteção, ele vai se deparar com versões com fragrâncias, hidratante, repelente de insetos e novas texturas. São estratégias das fabricantes para afastar o tom sisudo do creme branco, se diferenciar dos concorrentes e agregar ainda mais valor a um mercado que somou R$ 1,86 bilhão no ano passado, um aumento de 24% sobre 2009, segundo a consultoria internacional Euromonitor. É mais do que o dobro dos R$ 698,2 milhões de cinco anos atrás.

A Johnson & Johnson, que é líder com 35,7% do mercado segundo a Euromonitor, criou uma linha de Sundown voltada para mulheres, com fragrâncias de frutas e flores. "Para a consumidora, usar o protetor é importante para se proteger do sol, mas cada vez mais ela busca uma experiência gostosa. Queremos oferecer uma experiência completa", diz a gerente de marketing de Sundown, Juliana Sztrajtman. A criação do chamado Sundown Senses, que será vendido somente em farmácias, também é uma forma de agregar valor ao item. O produto vai custar 10% a mais do que o protetor tradicional de mesmo volume.

Ao relançar a linha Cenoura&Bronze para este verão, a Hypermarcas também apostou em atributos adicionais. A empresa aproveitou a tecnologia de outra marca, Mat Inset, para criar um protetor que promete afastar os mosquitos. "Resolvemos agregar funcionalidade para que o consumidor tenha mais benefícios ao usar o produto", diz a diretora executiva da empresa, Gabriela Garcia. A companhia também vai reforçar o marketing sobre o atributo da proteção, já que a marca Cenoura&Bronze é mais conhecida por seus bronzeadores.

Na sexta temporada da marca Solar Expertise, a L'Oréal lança a chamada "ice protection", que promete uma sensação de frescor no contato com a pele. A diretora de marketing, Bianca Pi, afirma que a iniciativa faz parte de uma estratégia global da marca para associar o que chama de "sensorialidade" a todos os seus lançamentos. "Proteger contra o sol é coisa séria, mas uma marca de beleza tem que proporcionar um momento de prazer na hora da aplicação", afirma.

O investimento em marketing de Solar Expertise, que além do cuidado contra o sol promete hidratação, aumentou 30% este ano. A marca volta à TV aberta depois de três anos em campanhas mais discretas. "Chegamos ao Brasil com força na TV, mas vimos que protetor era uma categoria em que ainda precisávamos aprender", diz Bianca. O anúncio, que vai ao ar em novembro, terá o casal de atores Grazi Massafera e Cauã Reymond como garotos-propaganda.

Com mudanças nas fragrâncias e texturas mais leves, as fabricantes buscam também perenizar o uso do protetor. Essa é uma categoria totalmente vinculada ao verão, apesar de o uso diário ser cada vez mais recomendado por dermatologistas. As vendas do primeiro bimestre, por exemplo, são três vezes maiores do que as de maio e junho, quando as temperaturas são mais baixas, segundo dados Nielsen fornecidos pelas empresas.

É para tornar o uso mais agradável que a Nivea, com a segunda maior participação do mercado, de 14,8%, divulga a textura de seu protetor dizendo que "não gruda na pele". Para este ano, a empresa preferiu manter o mote da proteção na campanha. "Fizemos uma pesquisa bem profunda e, quando se fala em protetor solar, o grande foco é o cuidado com a pele", diz a diretora de marketing da marca, Tatiana Ponce. Sobre a possibilidade de agregar perfume ao produto, a executiva é receosa. "O perfume do protetor não tem que ser invasivo".

Adicionar fragrâncias ao protetor também é uma aposta discutível na opinião de Renato Abramovich, diretor de unidade de negócios da Natura. A empresa tem 8,5% do mercado, terceira maior posição. "Os protetores já têm um cheiro, que lembra praia. Mexer com a fragrância é mexer na forma como o consumidor percebe o produto", afirma.

A Natura também vai focar em proteção. "Esses movimentos buscam adicionar novos atributos ao protetor, mas o principal é segurança. O consumidor quer um produto que protege", considera o executivo. Para este ano, a empresa vai apostar em embalagens maiores, com 200 ml, apostando no uso compartilhado do produto entre familiares e amigos. Também criou embalagens mais finas para reduzir o impacto ambiental.

Fonte: VALOR - SP

Nenhum comentário: