quarta-feira, janeiro 19, 2011

Nutricosméticos


Coadjuvantes dos tratamentos estéticos e auxiliares da alimentação saudável, os nutricosméticos trazem a proposta de, além de nutrir o organismo, melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelos. Voltados para o público desejoso de retardar os efeitos do tempo, por isso, conhecidos também como antiaging, estão em alta e seu consumo vem mostrando resultados positivos quando acompanhados de alimentação balanceada prescrita de acordo com as características e necessidades de quem os consome.

Entre os benefícios do consumo estão: combater celulite, estrias e flacidez, evitar surgimento de rugas e linhas de expressão, combater manchas decorrentes da exposição ao sol e também prolongar o bronzeado. “Beleza em cápsulas!”. A apresentação do produto varia de balas, gomas, bebidas, sprays e, até mesmo, tabletinhos de chocolate que disfarçam o sabor de alguns componentes e servem para matar a vontade da guloseima. Uma opção para as tradicionais cápsulas, que também podem ser utilizadas.

Entre os princípios mais utilizados estão: licopeno, vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, vitamina D, colágeno, luteína, betacaroteno, silício entre outros que completam o tratamento. A indústria farmacêutica, empenhada em descobrir substâncias bioativas, ou seja, que quando ingeridas exercem ação no organismo, sempre apresenta novidades que, devido ao seu processamento, proporcionam melhor absorção e resultados visíveis mais rapidamente. Os mais recomendados atualmente são: o Exynutriment® (Silício Orgânico hidrossolúvel), Glicoxil® (Carcinina), Bio-Arct (Biomassa Marinha), Padinactive® Nutri. Além de apresentarem efeito antiaging, atuam como estimulantes e detoxificante celulares, favorecendo crescimento de cabelo, fortalecimento das unhas e melhor hidratação da pele.

O consumo dessas substâncias deve ser indicado e acompanhado por nutricionistas ou profissionais especializados, que através de avaliação alimentar criteriosa e exames bioquímicos, podem identificar quais carências devem ser supridas, evitando o consumo desnecessário e a sobrecarga orgânica. Lembrando que vitaminas e minerais em excesso podem trazer tantos danos quanto à falta.

Dra. Renata Pietro Bom
Nutricionista CRN 5450

Nenhum comentário: