quarta-feira, junho 23, 2010

Estrias na gravidez








As estrias são um verdadeiro pesadelo para as gestantes. Elas aparecem pelo aumento muito rápido do abdome e mamas, levando ao rompimento das fibras de colágeno existentes na derme. Inicialmente ficam com o aspecto avermelhado e elevado, e aos poucos vão adquirindo um tom esbranquiçado e menos elevado, semelhante a uma cicatriz.

Desde o início da gravidez é importante um acompanhamento nutricional para que não ganhe peso além do recomendado. Da mesma forma, o uso de hidratantes específicos em todo o corpo aumenta a hidratação e capacidade de estiramento das fibras, sem que elas sejam tão facilmente rompidas. Vale lembrar que existem determinados ativos que não podem ser utilizados pela gestante, para que não afete o bebê.

Massagens semanais auxiliam no preparo da pele, desde que sejam feitas de maneira suave e por profissionais habilitados, sempre com o consentimento do obstetra.

Mas se mesmo assim as estrias aparecerem, não há motivo para desespero. A hidratação com cremes regeneradores é muito útil, assim como o peeling de cristal, para que haja novo estímulo na produção de colágeno e elastina. Não é recomendado a utilização de peelings químicos ou ácidos, principalmente o retinóico até que se suspenda a amamentação.

As estrias vermelhas, ou seja, as mais recentes, uma vez tratadas respondem muito bem aos tratamentos. Já as estrias antigas, brancas, obtem uma melhora, porém é pouco provável que sumam completamente.

Então, o melhor momento para iniciar o tratamento é logo após o final da amamentação e antes que as estrias percam o aspecto avermelhado (em geral depois de um ano). Nesta fase podem-se utilizar método mais agressivos, como o laser, carboxiterapia, ácidos para uso em casa, com excelentes resultados.

Nenhum comentário: