Uma ótima opção para otimizar o consumo de água no inverno é acrescentar na dieta bebidas infusas, os chás. Preparados a partir de flores, folhas ou raízes de plantas, podem calhar quando o objetivo é perder alguns quilinhos. Sendo eles diuréticos aceleradores de metabolismo ou mesmo para auxiliar a diminuir a ansiedade, oba!! Um chazinho pode ser um ótimo recurso para controlar aquela vontade de atacar tudo quer ver pela frente, normalmente guloseimas altamente calóricas e achocolatas.
O uso dos princípios terapêuticos das plantas é tão antigo que é impossível determinar a origem. Mas, consumidas dessa maneira, como chás, remonta o período logo antes da fundação da Dinastia T’ang responsável pela reunificação da China entre 581 e 618 e que foi quem assistiu a difusão de uma bebida, vinda dos Himalaias, elaborada pelos monges budista, de nome científico Camellia Sinensis e popular chá verde. Uma das plantas mais estudas atualmente e que apresenta as mais variadas funções no nosso organismo, entre elas aumento da taxa metabólica, que faz com que o corpo “queime” mais calorias, aumento do colesterol bom (HDL), e sem falar nas suas funções antioxidantes, capaz de prevenir a formação de radicas livres, moléculas produzidas pelas nossas células e que podem prejudicá-las, causando dano tecidual e envelhecimento precoce da pele, sai pra lá radical livre!! Em fim, a idéia foi tão boa que pegou rapidinho e permanece até hoje. Então vamos nos beneficiar com essas maravilhas vindas da natureza e aproveitar o friozinho para tomar um chá.
Não esqueça que, antes de iniciar o consumo do chá terapeuticamente, deve-se procurar um profissional para orientar em que quantidades e em quais horários aproveitar seus benefícios.
Dra. Renata Pietro Bom
Nutricionista CRN 5450
Nenhum comentário:
Postar um comentário