sábado, julho 31, 2010
A nova pirâmide alimentar
Matéria da revista Corpo a Corpo
A dieta do Mediterrâneo é conhecida como a mais saudável do mundo. Agora, os italianos reformularam um novo cardápio e entregaram o ouro de bandeja
Há quase quatro décadas, fomos rendidas à praticidade dos junk foods, dos alimentos prontos e enlatados, além do delivery. O resultado não foi nada bom: aumento de doenças crônicas ligadas à obesidade, diabetes e colesterol, além de hipertensão, cânceres e doenças degenerativas. Um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 80% das mortes causadas por doenças crônicas não transmissíveis tiveram relação com a alimentação incorreta.
Para fugir desta estatística, os povos mediterrâneos criaram dietas e mais dietas. O Ministério da Saúde da Itália, por sua vez, foi mais além e reuniu alguns especialistas da área de nutrição e elaborou a “Pirâmide Alimentar Italiana”. Apresentada em um Congresso de Nutrição no último mês de maio, em São Paulo, por Carlo Canella, professor da Universidade Sapienza de Roma, a nova pirâmide prega o bem-estar acima de tudo.
Leia na íntegra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário