O uso da henna, um pó originário da Índia e do norte da África, ainda é a única maneira totalmente natural de mudar a cor dos cabelos.Por não utilizar nenhuma substância química em sua formulação, não danifica os fios, não faz mal à saúde e não polui o meio ambiente.
Como não contém chumbo, amônia, água oxigenada, parabenos e outros metais pesados, pode ser usado sem restrições por gestantes e pessoas alérgicas a produtos químicos e até por pacientes em tratamento quimioterápico.
Extraído das folhas da árvore Lawsonia inermis linné, a henna, além de colorir, também trata os fios. “É especialmente recomendado para dar brilho, controlar a oleosidade e fortalecer os cabelos”, explica a farmacêutica Ivana Stefanini, da Weleda do Brasil, uma empresa especializada em produtos naturais.
De acordo com Ivana, a henna é ideal para cabelos pretos, castanhos e levemente grisalhos. “Em cabelos pretos, promove brilho e fortalece os fios sem alterar a coloração. Em cabelos castanhos, deixa um tom acobreado nos fios. Já em cabelos levemente grisalhos, o produto cobre os fios brancos”, enumera.
Ainda segundo a farmacêutica, o resultado final varia de acordo com a coloração original dos fios ou o uso de tinturas.
Diferentemente da coloração química, que abre as cutículas dos fios para remover o pigmento natural e depositar outro em seu lugar, a henna se deposita sobre o fio, criando um filme protetor sobre os cabelos, que ficam mais fortes e brilhantes.
Há algum tempo atrás, apesar de todos estes benefícios, a henna costumava ter limitações. Por ser naturalmente vermelho, não permitia muitas variações de cores e favorecia às mulheres com cabelos castanhos ou levemente grisalhos.
Quem tinha cabelos claros ou muito brancos, deveria evitar o produto, que poderia deixar os fios com um tom de alaranjado intenso.
Hoje em dia, entretanto, o rico pózinho pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Algumas marcas, como a Surya Henna, adicionou à composição original ervas e frutas naturais secas e trituradas. A empresa conta hoje com cerca de 15 tonalidades diferentes, incluindo o castanho dourado, o louro champagne, o louro sueco e o louro acinzentado (na versão em creme).
A farmacêutica Ivana Stefanini, da Weleda do Brasil, explica como aplicar o produto e os cuidados que devem ser tomados:
Como a henna deve ser aplicada?
Pessoas com cabelos secos devem misturar, além do pó de Henna e da água morna, uma colher de óleo de calêndula ou qualquer óleo vegetal de sua preferência, para hidratar os cabelos.
Já quem têm cabelos sem brilho ou fracos devem misturar o pó de Henna e da água morna, com uma colher de iogurte natural. Essa mistura deverá formar uma pasta com o intuito de facilitar a aplicação.
De quanto em quanto tempo a henna deve ser reaplicada?
Para manutenção da cor, o produto poderá ser aplicado mensalmente. Se a intenção é acentuar a coloração, o produto poderá ser aplicado semanalmente.
Durante quanto tempo o produto deve permanecer no cabelo?
O ideal é que o produto permaneça agindo sobre os fios por cerca de 1 hora. Depois é só lavar os cabelos normalmente.
Fonte: Gazeta do Povo via. SBC - Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário