Foto: Farm |
O carnaval é uma festa comemorada em todo o país. São dias de muita alegria e agitação e, diante disso, é preciso tomar certos cuidados.
Normalmente muitas pessoas que pulam carnaval não fazem nenhuma atividade física durante o decorrer do ano e o organismo não é preparado para um ritmo mais acelerado. Essas pessoas precisam de mais cuidados, pois o exagero na hora da folia pode causar problemas.
A época do carnaval está na estação mais quente do ano, o verão, isso deve ser fonte de algumas preocupações como:
- Aplicar protetor solar no corpo para prevenir queimaduras, insolação e câncer de pele;
- Ingerir bastante líquido para não desidratar o corpo, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele, dá sede, dor de cabeça, náuseas, hipertensão arterial, diarreia entre outros;
- Tomar cuidado com máscaras ou outros acessórios que podem dificultar a respiração, pois pode trazer fadiga;
- Ficar atento a penas e plumas, pois podem provocar alergia respiratória;
- A maquiagem deve ser usada com moderação, pois pode causar alergia, irritação na pele, infecções nas pálpebras, lesões nas córneas, dermatite de contato, descamação da pele, bolhas, pruridos entre outros.
O importante é hidratar bem o corpo, ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e fazer uma boa alimentação à base de massas para produzir energia; cereais para prevenir a prisão de ventre; saladas com muitas verduras e legumes, de preferência crus para ajudar na reposição de água e outros nutrientes; e bastante frutas, que ajudam na digestão e repõem vitaminas e outros. Evite alimentos gordurosos que diminuem o processo de digestão.
Antes de cair na folia, faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações mais graves.
Seguem mais dicas para os dias de festa:
Alimentação - Evite alimentos gordurosos e apimentados. Prefira alimentos leves, a base de proteínas e carboidratos, que fornecem energia para pular a noite toda! Nessa época, o risco de infecções intestinais, causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados, aumenta muito e, por isso, o ideal é já sair de casa alimentado.
Hidratação - Beba muita água, além de usar e abusar de sucos de frutas, bebidas isotônicas e água de coco. Prefira locais arejados e fuja do sol no período entre 10h e 16h. Nunca esqueça o protetor solar, óculos escuros e chapéus.
Ouvido - Para evitar desconforto, zumbido, chiado e até diminuição da audição, é melhor se prevenir mantendo uma certa distância dos trios elétricos e usando protetores nos ouvidos sempre que possível.
Roupas e sapatos - Prefira roupas leves e confortáveis. Quanto aos sapatos, prefira tênis ou sandálias baixas, nada de salto alto! Se mesmo assim surgirem bolhas nos pés ou esmagamento de unha, o melhor a fazer é não mexer e procurar um serviço médico para tratamento adequado.
Doenças - Fique atento aos alimentos e bebidas adquiridos na rua, tomando cuidado com as regras básicas de higiene a fim de evitar infecções intestinais, diarréias, vômitos e náuseas. A aglomeração e, principalmente, o contato mais íntimo como o beijo são uma porta de entrada fácil para agentes infecciosos como vírus e bactérias. Portanto, cuidado redobrado com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes nesse período.
Fontes: Brasil Escola & Hospital Portugues
Foto: Farm
Nenhum comentário:
Postar um comentário