quinta-feira, julho 21, 2011
Comprar cosméticos no exterior vale a pena?
Atualmente, viajar para o exterior está cada vez mais acessível. Além de conhecer lugares novos, outro atrativo é a possibilidade de fazer compras com preços muito mais baixos e novidades que ainda não chegaram aqui. Com tantas variedades de marcas de cosméticos e opções de linhas, muitas pessoas pedem orientações do que vale a pena comprar no exterior.
Aqui vão algumas dicas:
- Antes de viajar, pesquise por sites de lojas da região e veja quais as marcas e opções disponíveis. Procure informações sobre os produtos, peça indicação de quem já usou, além de preços (algumas vezes os preços são semelhantes aos daqui). Você com certeza irá encontrar muitas marcas desconhecidas, por isso a indicação é fundamental.
- De modo geral, produtos da linha básica (limpeza, tônico, shampus) e maquiagem são boas opções de compra, já que a chance de reações alérgicas são menores.
- Se for ficar mais tempo numa determinada cidade, compre uma embalagem menor do produto que você deseja para testar. Se não houver nenhuma reação, compre um frasco maior para trazer. Guarde a nota fiscal e caso sinta alguma reação alérgica suspenda o uso e retorne na loja onde comprou, ou entre em contato com o SAC.
- Lembre que na Europa e Estados Unidos o clima é mais seco, principalmente no inverno e os produtos ali oferecidos servem para atender a esta situação. Os hidratantes costumam ser mais pesados e oleosos. O mesmo creme utilizado no inverno europeu vai ter um sensorial completamente diferente do nosso inverno. É muito comum as pessoas gostarem quando experimentam um hidratante na loja e quando chegam no Brasil sentem a pele muito oleosa. Este cuidado deve ser tomado principalmente para hidratantes, produtos antiidade e protetores solares.
- Para quem tem pele oleosa ou com tendência a acne, dê preferência para produtos que você já tenha usado aqui.
- Cada país possui uma regulamentação em relação aos princípios ativos permitidos. Portanto mesmo cosméticos de multinacionais podem estar disponíveis ou não, dependendo de onde você esteja. Isto vale também para a rotulagem, ou seja, as informações da embalagem podem variar dependendo da região: uma nova determinação da Comunidade Européia proibiu a divulgação de valor de FPS acima de 50, que nestes países terão o FPS estipulado em 50+ (independente se o FPS for 60 ou 90, por exemplo)
- Nem sempre o produto mais caro é o melhor, assim como nem sempre o importado é melhor que o nacional. Muitas vezes produtos nacionais tem a vantagem de terem sido desenvolvidos para as nossas condições climáticas e para o nosso tipo de pele.
- Evite misturar muitos produtos e marcas diferentes ao mesmo tempo. A possibilidade de irritação ou reação alérgica aumenta, além da possibilidade de algum produto poder inativar o outro. Na dúvida, prefira comprar uma linha completa, da mesma marca, sempre com indicação.
- O melhor investimento que você vai fazer na sua pele é o filtro solar. Use durante toda sua viagem, mesmo nos dias nublados, principalmente na praia e na neve. Em lugares frios e secos, use hidratantes labiais com FPS.
- Importante lembrar que a cota de alfândega para produtos cosméticos e perfumes é de 10 unidades por passageiro. Embalagens maiores que 100ml devem ser despachadas com as bagagens e as que forem na bagagem de mão, devem estar acondicionadas dentro de sacos plásticos transparentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário