quarta-feira, setembro 28, 2011

3 aromas para a mente e o corpo














A aromaterapia associada a tratamentos estéticos e em spas é muito importante por promover a cura emocional, bem-estar físico além de proporcionar relaxamento do corpo e da mente. Tratamentos populares incluem massagens corporais, tratamentos faciais e banhos de hidroterapia utilizando óleos essenciais com os mais diversos aromas. Mesmo em cosméticos a essência é fator decisivo na hora da compra: parece instintivo, mas sempre que se experimenta um creme, um dos primeiros impulsos é sentir o perfume.

Três dos principais aromas incorporados em tratamentos de spa são a lavanda, eucalipto e sândalo, cada um com seus próprios benefícios.

O eucalipto é bom para combater resfriados. Com suas poderosas propriedades anti-sépticas, o eucalipto pode ajudar a evitar uma gripe eminente.

A lavanda possui fins anti-bacterianos. Um dos óleos essenciais mais versáteis, lavanda é anti-séptica e possui propriedades antibióticas e antifúngicas.

Sândalo é bom para acalmar os sentidos. Usado desde os tempos antigos, sândalo é conhecida por suas propriedades calmantes e relaxantes.

Quer aprender a fazer um aromatizador caseiro? Aqui está a receita muito fácil do blog do Programa Ego com outras sugestões de essências.

Baseado no artigo do Daily Beauty: Top Three Aromas for Mind and Body

segunda-feira, setembro 26, 2011

Celulite, como tratar?

















A celulite acomete a grande maioria das mulheres. Inúmeros tratamentos são lançados a cada temporada, sempre com a promessa de serem a cura definitiva para celulite, gordura localizada, flacidez e  todos os outros pesadelos das mulheres. Mas qual o melhor tratamento?

Para obter um bom resultado, infelizmente não existem milagres, nem um tratamento único que irá conseguir 100% de sucesso. Como a celulite tem várias interferências e vários fatores desencadeantes, a abordagem também deve ser ampla.

Ao iniciar, é sempre importante ter um acompanhamento médico, nutricional e fisioterápico. Muitos hábitos alimentares, medicamentos, fatores hormônais e até vestimentas podem aumentar e agravar o quadro.

Já em relação aos tratamentos, o ideal é a associação de algumas técnicas. O princípio de todas deve ser descongestionar e facilitar a remoção de líquidos da região, melhorar a oxigenação da pele e em alguns casos, reduzir o acúmulo de gordura ou fibrose.

A partir deste princípio surgem diversas combinações interessantes: ultrassom, endermoterapia, radiofrequência, infravermelho, drenagem linfática... A indicação dos tratamentos vai depender da avaliação, das necessidades individuais e também da disponibilidade de tempo e até financeira. Geralmente os equipamentos mais novos e que tenham maior repercussão na mídia são mais caros.

Partindo do básico, o que não pode faltar em qualquer tratamento para celulite é a drenagem linfática. Oferece um ótimo custo/risco/benefício, além de ser relaxante, tratar o corpo todo e oferecer resultados muito bons. Cada opção de tratamento possui sua indicação distinta: o Termoslim (infravermelho) por exemplo é ótimo para tratar áreas extensas, já o ultrassom possui efeito mais localizado. A endermoterapia possui excelentes resultados para celulite associada a flacidez. A plataforma vibratória é indicada para quem também está acima do peso e leva uma vida sedentária.

Vale ressaltar que não existem receitas prontas para tratamentos estéticos. Isso quer dizer que as necessidades de cada pessoa mudam, portanto os tratamentos também são distintos. Os pacotes prontos nem sempre se adequam às suas necessidades. Um bom resultado está condicionado a uma boa avaliação, uma boa indicação e o seguimento das orientações dos profissionais a risca. Isso quer dizer que não adianta passar horas na clínica se não houver controle na alimentação, se não deixar alguns hábitos ou se levar uma vida completamente sedentária. Cremes e nutricosméticos também podem ser ótimos coadjuvantes no tratamento, porém usados isoladamente vão proporcionar resultados muito inferiores.

Se você está preocupada em se preparar para a temporada de praia, também fica a dica: não deixe para começar seus tratamentos em cima do verão. Em quaisquer tratamentos, os resultados aparecem a partir do segundo mês, afinal é preciso dar tempo para que o organismo assimile e responda aos estímulos.

Boa sorte e bom começo de operação-verão!

sexta-feira, setembro 16, 2011

Coquetel de aniversário














Na próxima semana, teremos nossa semana de coquetel de 9 anos de clínica.

Neste ano, fizemos um desafio à nossa nutricionista, Renata Pietro Bom, de criar um menu de festa com receitas saudáveis, leves, funcionais e ainda assim saborosas. Ao invés de doces e salgados tradicionais, comidinhas leves e bem elaboradas.

Quem quiser conferir acesse nossa página no facebook http://www.facebook.com/NeoEsteticaCuritiba onde atualizaremos diariamente  o cardápio, ou venha conferir pessoalmente, de 19 a 23 de setembro, durante todo o horário de atendimento.

Informações (41) 3022-4483 

quarta-feira, setembro 14, 2011

Novo equipamento: Spectra
















Nesta semana foi apresentado o Spectra G2, novo equipamento de radiofrequência corporal da Neo Estética.

A radiofrequência é utilizada há alguns anos em tratamentos dermatológicos e estéticos por combinar diversas indicações e possuir efeitos muito bons para o tratamento de flacidez, celulite, gordura localizada e mesmo em pós operatórios, melhorando o aspecto de cicatrizes.

As ondas de radiofrequência aumentam a temperatura da água presente na derme, onde se encontram as fibras de colágeno. Com o calor, estas fibras se retraem e estimulam a formação de novas fibras, aumentando a firmeza da pele. Também com o aumento da temperatura, existe melhora na circulação, favorecendo a drenagem linfática com consequente melhora no aspecto da celulite. Além disso, há também aumento do metabolismo local, com redução da gordura localizada. Outra vantagem da radiofrequência é que, por atuar de dentro para fora, a epiderme (camada mais superficial da pele) se mantem protegida e íntegra, sem lesões ou risco de manchas.

Durante a sessão, a sensação é de leve aquecimento na região, sem chegar a ser incômodo. Cada sessão dura de 30 a 60 minutos, dependendo das regiões a serem aplicadas. Pode ser feita em braços, coxas, abdome, culote, além de ter um aplicador específico para cicatrizes. A frequência recomendada é de 1 a 3 vezes por semana, conforme a indicação.

O novo Spectra G2 é mais potente que o modelo anterior, além possui um aplicador de grande diâmetro, que aumenta a eficiência do tratamento, por tratar áreas maiores em menor tempo, com isso os resultados são visíveis mais rapidamente.

terça-feira, setembro 06, 2011

Novo medicamento para diabetes usado como emagrecedor











A capa da revista Veja desta semana trouxe um novo medicamento utilizado para diabetes, mas que tem tido resultados para emagrecimento mesmo em pessoas não diabéticas, segundo a reportagem.

Pesquisando mais sobre o assunto, encontrei este artigo de uma endocrinologista do Rio de Janeiro, dra. Luciana Spina e achei muito interessante e esclarecedor:

 "Está disponível nas há cerca de três meses no Brasil, aprovado pela ANVISA, a liraglutida (nome comercial Victoza®), indicada no tratamento do diabetes tipo 2 em adultos (maiores de 18 anos).

Além de auxiliar no controle glicêmico dos pacientes diabéticos, o Victoza® proporciona importantes benefícios como: perda de peso, redução significativa na pressão arterial sistólica e melhora da função das células beta, responsáveis por sintetizar e secretar a insulina.

A liraglutida pode promover perda de peso por retardar o esvaziamento gástrico e aumentar a sensação de saciedade após as refeições, podendo ser então um grande aliado no combate à obesidade.

Entenda melhor como esse medicamento funciona:

Liraglutida é um análogo de GLP-1 (Glucagon-like peptide-1) – e possui 97% da identidade de sequência de aminoácidos de GLP-1 nativo, hormônio natural produzido pelo intestino que colabora para o metabolismo normal da glicose como outros hormônios pancreáticos e gastrointestinais como a insulina, o glucagon, a amilina etc.

O medicamento age no pâncreas estimulando a liberação de insulina apenas quando os níveis de açúcar no sangue estão altos, o que gera baixo risco de hipoglicemia. Além disso, o medicamento é metabolizado naturalmente pelo organismo e não possui excreção renal.

Sua aplicação se dá por meio de uma caneta de injeção subcutânea, uma vez ao dia, sempre no mesmo horário.

Conheça o principal estudo clínico realizado:

O programa de estudos clínicos LEAD (Ação e Efeito de Liraglutida no Diabetes) testou exaustivamente a eficácia e segurança de liraglutida. Mais de 4.400 pacientes de 40 países em todo o mundo foram reunidos em cinco estudos, que compararam diretamente liraglutida aos tratamentos de diabetes normalmente utilizados como glimepirida, rosiglitazona, insulina glargina e exenatida.

Os principais achados dos estudos LEAD apontam que o tratamento com liraglutida em todos os casos resultou em bom controle do açúcar no sangue. O percentual de pacientes que atingiram a meta da ADA (Associação Americana de Diabetes) dos níveis de açúcar no sangue (HbA1c <7%) foi significativamente mais alto com todas as doses de liraglutida em todas as comparações. A perda de peso média também foi maior no grupo com liraglutida comparado com os outros grupos.

Existe indicação para o uso de Liraglutida no tratamento da obesidade?

Essa semana saiu na revista VEJA uma reportagem ressaltando o uso desse medicamento como emagrecedor.
Como endocrinologista, gostaria de colocar minha opinião sobre essa reportagem e esclarecer alguns pontos. Em primeiro lugar esse medicamento foi inicialmente aprovado para uso em diabéticos. As demais indicações ainda estão em estudo, portanto temos que ter cautela. Alguns médicos já vem usando em não-diabéticos, mas essa prática é considerada off-label, que significa que não está indicada em bula. Sendo assim, esse fato deve ser muito bem esclarecido ao paciente e no meu entender, deve ser assinado um termo de consentimento esclarecido, em que o paciente se declara ciente dos riscos e benefícios da medicação. Temos que levar em consideração que é um medicamento novo existe há apenas 3 meses no mercado brasileiro e há pouco mais de 1 ano e meio nos outros países, incluindo EUA e Europa. Isto significa que, apesar dos grandes estudos pré venda, a classe médica, na sua maioria, tem pouca experiência em usá-lo na prática clínica. Outra questão é que a medicação é injetável e requer cuidados na usa administração. Seu uso é diário e de alto custo financeiro. Então, não é para todo mundo. Em relação aos efeitos colaterais ele pode causar enjôo e náuseas, podendo seu uso ser restrito para indivíduos com problemas gástricos.

O mais importante de tudo isso, é que provavelmente a perda de peso será temporária se não houver mudança de hábito alimentar. A melhora no padrão alimentar é que garante uma vida mais saudável. Procuramos sempre uma maneira fácil e rápida de emagrecer...Mas emagrecer com SAÚDE é aprender a comer bem!
Ter qualidade de vida é praticar atividade física. Não existe remédio no mundo que substitua esse fato! Pensem sobre isso!

Não se esqueçam que seu medico é a pessoa mais importante para discutir essas questões com você.
Qualquer medicação deve ter seu uso avaliado em termos de riscos e benefícios. O acompanhamento medico é fundamental e cuidar da nossa saúde como um todo essencial !!!"

Dra Luciana Spina

Recesso





Estaremos em recesso de 07 a 11 de setembro. Dia 12 retornaremos nossas atividades normais, com muitas novidades e o início da temporada verão 2012. Desejamos a todos um ótimo feriado e bom descanso!