terça-feira, março 26, 2013

Tatuagens de henna podem causar lesões em pele















A tatuagem de henna tem se difundido como um meio rápido, seguro e inocente de aproveitar o verão, mas podem existir complicações.

Os corantes utilizados para as estas tatuagens temporárias nem sempre são naturais ou seguros, conforme relatório do FDA nesta semana. A  "Henna preta" usado para fazer os pigmentos mais escuros na maioria das vezes não vem de uma planta, mas a partir de um produto químico que provoca reações alérgicas. A p-fenilenodiamina (PPD) é uma substância química derivada do alcatrão de carvão, que pode causar alergias graves na pele. É vendido como tintura de cabelo, e possui a vantagem de ser mais barato, secar mais rápido e ter uma tonalidade mais escura do que o vermelho acastanhado de henna tradicional, além de durara mais.

Mas o PPD não deve ser usado sobre a pele.  O FDA recebeu relatos de lesões graves, incluindo uma menina de 5 anos de idade, com bolhas no antebraço duas semanas depois de receber uma  tatuagem de henna.

Com a popularização e banalização do procedimento, o número de lesões tende a aumentar consecutivamente.

Em 2008, o New England Journal of Medicine publicou sobre uma mulher que veio do Kuwait para um hospital de Londres, depois de ter aplicado a henna nas mãos para um casamento. Os  desenhos, chamados mehndi, são tradicionais para casamentos e outras celebrações no Oriente Médio e Sul da Ásia. Essa mulher, infelizmente, terminou com bolhas grandes que exatamente se seguiram ao design elegante floral.

A henna natural é feita a partir de folhas do arbusto Lawsonia, e tem sido usado por milhares de anos, com poucos problemas. Mas também leva 2 a 12 horas para dar a sua pigmentar, tempo durante o qual a pessoa  tem que suportar uma espessa camada de cola sobre a parte do corpo adornado.

Portanto,  se você pensa em fazer uma tatuagem no próximo verão,  é aconselhável fazer um teste de sensibilidade prévio numa área pequena do corpo e observar por alguns dias, para evitar problemas maiores

Baseado em texto da NPR .


quinta-feira, março 21, 2013

Lançamento Volbella e Volift











Foram lançadas recentemente duas novas apresentação da linha Juvedérm - produtos à base de ácido hialurônico para preenchimento de rugas, sulcos, cicatrizes, redefinição de lábios e contorno facial

O Volbella® e Volift® foram desenvolvidos a partir de uma nova técnica chamada Vycross®, que garante maior fluidez na aplicação, gerando menos dor (todos os preenchedores da linha já vêm com um anestésico local), maior naturalidade no resultado (sem formação de nódulos) e maior durabilidade de efeito.

Os locais de aplicação do Volbela® e Vollift® vão desde o sulco nasogeniano (bigode chinês), lábios e abaixo dos olhos. Uma das grandes vantagens destes novos preenchedores é o menor tempo para retorno nas atividades cotidianas, por causarem menos inchaço pós aplicação.

quarta-feira, março 20, 2013

Ações solidárias em Curitiba


Fugindo um pouco dos nossos assuntos habituais, hoje vamos mostrar duas ações que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas carentes em Curitiba.

A primeira é o projeto Rondando a Fome, que surgiu em 2011, iniciativa de um grupo de amigos dispostos a distribuir comida de qualidade aos moradores de rua da região central de Curitiba. Às quartas-feiras, sairiam rondando de carro pelas principais praças da cidade buscando pessoas com fome. O dia de ação do projeto foi escolhido tendo em vista a ausência de projetos semelhantes de ONGs que ocorrem aos sábados e às segundas-feiras. O horário, 23h, foi determinado no cair da madrugada por se tratar do período onde os moradores de rua procuram lugar para se alojar. Atualmente, a data de entrega foi alterada para quartas-feiras.
O projeto tem um site, onde você encontra como colaborar e um blog contando como estão sendo as entregas.

Uma outra ação semelhante é o Rango de Rua, que iniciou os trabalhos no ano de 2012 com um simples proposito levar alimento, agasalhos e atenção aos moradores de rua de Curitiba . A proposta era fazer a ação somente no inverno mas acabou se estendendo pelo ano todo. Hoje são entregues mais de
100 refeições por semana, além de levar alegria, calor humano e esperança as pessoas que são marginalizadas pela sociedade. As entregas são feitas toda sexta feira, às 23h. O ponto de saída da distribuição ocorre na Tiradentes. O grupo possui uma página no facebook, contando um pouco da história e também como ajudar.

Ambos os projetos precisam de doações de alimentos (veja a relação de pedidos nas páginas),  embalagens, copos descartáveis e roupas, mas também voluntários para embalar e principalmente entregar os alimentos e roupas.

Agradecemos e parabenizamos Alberto Portugal, do Rondando a Fome, e Marcia Madschen, do Rango de Rua, que além de nossos amigos, se mostraram pessoas admiráveis contribuindo para fazer deste um mundo melhor.



sexta-feira, março 15, 2013

Resumo do congresso da AAD Miami 2013



Participei do congresso anual da Academia Americana de Dermatologia que aconteceu em Miami, entre os dias 01 3 05 de março. Foi um evento impressionante, com mais de 20.000 participantes, entre médicos, assistentes e representantes de laboratórios.

O congresso foi realizado no Miami Beach Convention Center, uma construção de mais de 90.000 m² onde ocorreram mais de 1.600 apresentações e palestras nestes 5 dias de evento. Todos os assuntos relacionados à dermatologia e estética foram abordados, chegando a haver conferências sobre o uso de Smartphones em dermatologia e a história da dermatologia no cinema – infelizmente não pude conferir estas, mas me despertaram bastante a curiosidade.

Apesar de ser um evento americano, haviam muitos estrangeiros. Indianos, asiáticos, europeus, e claro, brasileiros. Uma das palestras tratava especificamente dos tratamentos de pele para os latinos, apresentados por médicos daqui.

As apresentações foram bastante concorridas, os plenários lotados e não era incomum boa parte da plateia assistir em pé. Os hot topics (como eles chamam as palestras mais aguardadas) envolviam novidades em tratamentos de doenças, mas principalmente as relacionadas com a estética.

Dentre os equipamentos apresentados, dois me chamaram bastante a atenção: o MiraDry®, aparelho de ultrassom utilizado para o tratamento da hiperidrose axilar (sudorese excessiva), que consegue destruir seletivamente as glândulas sudoríparas em duas sessões; e o Clear + Brilliant®, uma versão mais suave do peeling fracionado à laser, com mínimo tempo de recuperação e indicado para peles mais jovens.

A exposição foi um evento à parte, os mais importantes laboratórios farmacêuticos, empresas de cosméticos e equipamentos, estavam presentes. Houve ampla distribuição de cosméticos e brindes, com filas enormes nos stands. Houve quem fizesse jogos interativos, ou levasse uma celebridade, como o Zombie Boy (o modelo com o corpo inteiro coberto de tatuagens) garoto propaganda de uma empresa de maquiagem corretiva.

Infelizmente, grande parte dos recursos apresentados não chegaram ao Brasil e talvez nem cheguem num futuro próximo. Mas valeu a pena conhecer quais as principais tendências e novidades em dermatologia e estética.